O enfrentamento da pandemia de covid-19 é o tema central do evento, que integra medicina e tecnologia para transformar a saúde
Iniciou nesta terça-feira (dia 3 de novembro) a 3ª edição do Summit ACM, realizado numa plataforma online e totalmente interativa, permitindo que os participantes assistam e debatam sobre os temas distribuídos em 3 salas de palestras e painéis, além de visitação virtual à Feira de Negócios. Promovido pela Associação Catarinense de Medicina, o evento tem como mote central “A batalha da Covid 19: medicina e tecnologia transformando a saúde”, envolvendo profissionais que enfrentam a pandemia na linha de frente do atendimento dos pacientes e no desenvolvimento de soluções que permitem avanços no combate ao coronavírus, desde a transmissão até o diagnóstico e tratamento, o monitoramento de casos e o planejamento para a nova normalidade.
O grande painel da noite reuniu os diretores dos três principais hospitais da rede de saúde suplementar e privada na capital catarinense: os médicos Fernando Graça Aranha, do Hospital SOS Cárdio (também secretário geral da ACM), Gabriel Gustavo Longo, do Hospital Unimed, e Sérgio Brincas, do Hospital Baía Sul. Eles apresentaram um histórico da pandemia em Santa Catarina, as adequações nas unidades para o atendimento dos pacientes de covid-19, os grandes desafios e as novas necessidades, desde a recepção dos pacientes, os leitos de UTI e os cuidados com os recursos humanos, até a cadeia de insumos, os custos assistenciais e o modelo regulatório no combate ao novo coronavírus. Também foram discutidas as novas ondas de transmissão, o futuro, as expectativas na medicina e o aprendizado deixado pela doença que afetou o mundo desde o final de 2019 até hoje.
O primeiro dia do Summit ACM foi repleto de palestras especiais, que mereceram grande atenção dos participantes virtuais. Destacaram-se os temas sobre “Liderando em tempos de Covid”, apresentado por Moacir Marafon; “Segurança do paciente”, com o médico José Branco; “Telemedicina”, com Antonio Carlos Endrigo; e “Inovação em tempos de Covid”, abordado por Thiago Júlio.
Os avanços da telemedicina despertaram amplo interesse, especialmente no entendimento das premissas centrais para o uso essa ferramenta, que desde já devem ser garantidos: termo de consentimento livre e esclarecido do paciente, registro do atendimento no prontuário eletrônico e envio do sumário do atendimento. As palestras também abordaram as oportunidades de transformação e de melhorias durante a crise gerada pela pandemia, destacando o planejamento de ações e organização de equipes, mesmo em momentos de emergência.
Por fim, a importância da garantia das condições adequadas para a segurança do paciente e dos profissionais da saúde de trabalho também foi destaque, tendo em vista os perigos da falta de equipamentos de proteção e de orientação para evitar a transmissão do vírus. Nesse sentido, o Brasil tem muito a avançar e vai precisar tirar grandes aprendizados com a Covid-19.
Junto aos parceiros da programação, foram realizados também o Simpósio Dasa, sobre “Educação médica continuada”, ministrado pela médica Fernanda Velloni; o Simpósio Vivatte, sobre “Inteligência Artificial no atendimento de pacientes”, apresentado por Jerônimo Souto; o Simpósio Unimed, com o “Jeito de Cuidar Unimed”, com o presidente da Federação Unimed Santa Catarina, médico Alberto Gugelmin Neto; e o Simpósio AsQ Saúde, que abordou “Desafios e oportunidades durante a pandemia”, pelas palavras de André Machado Júnior.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais