25 DE ABRIL DE 2012 – Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde
Chamada:Boletim COSEMESC – Edição nº 52
Boletim COSEMESC – Edição nº 52
25 DE ABRIL DE 2012
Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde
Colega, fique atento e participe!
Neste 25 de abril, acontece o Dia nacional de Advertência aos Planos de Saúde. Em todo o país, médicos conveniados vão se manifestar contra os baixos honorários e a interferência das operadoras na relação ética dos profissionais com seus pacientes.
O movimento é um alerta sobre a insatisfação dos médicos com os serviços prestados pelos planos de saúde, o que afeta 46 milhões de brasileiros usuários da rede suplementar.
As entidades médicas de todo o país convocam as operadoras de planos de saúde para negociação e também pedem à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a fixação de parâmetros adequados de contratualização dos profissionais junto às empresas.
Converse com seus pacientes.
É importante que a população – em especial aqueles que pagam planos de saúde – entenda os motivos do protesto e apoie os médicos.
Esta luta diz respeito à saúde de todos os brasileiros.
AMB – Associação Médica Brasileira ACM – Associação Catarinense de Medicina
CFM – Conselho Federal de Medicina CREMESC – Conselho Regional de Medicina SC
FENAM – Federação Nacional dos Médicos SIMESC – Sindicato dos médicos de SC
2012: O ano do Resgate da Dignidade Médica
COSEMESC orienta médicos a manterem suspensão do atendimento aos planos sem acordo
O COSEMESC orienta os médicos a ampliarem a participação na luta pela implantação da CBHPM, mantendo a suspensão do atendimento aos planos que ainda não têm acordo com as entidades médicas (Unidas, Agemed e algumas operadoras regionais). O posicionamento das representações da categoria segue decisão de Assembleia Estadual de Médicos, realizada em 6 de fevereiro, apoiado também pelos dirigentes das Sociedades de Especialidades e diretores de clínicas presentes em reunião realizada em 4 de janeiro, na sede da ACM.
Movimento iniciou dia 10 de janeiro
– Estão suspensos, desde 8 horas do dia 10 de janeiro de 2012, o atendimento prestado aos usuários dos planos de saúde vinculados ao Grupo UNIDAS.
– Serão mantidos os atendimentos das situações classificadas como urgência/emergência e terapias continuadas, cuja interrupção comprometa a vida dos pacientes.
– Enquanto não houver acordo firmado com o COSEMESC, a categoria médica prestará atendimento aos pacientes dos planos mediante pagamento no ato, pelos valores balizados pela CBHPM, com emissão de comprovante de pagamento para possibilitar reembolso.
– Os médicos não preencherão quaisquer documentos oficiais das operadoras que compõem o Grupo UNIDAS, registrando em impresso próprio ou da instituição de saúde os dados relativos aos atendimentos prestados, enquanto durar a suspensão no atendimento.
Planos de Autogestão – Unidas
Assefaz, Brasil Foods, Capesesp, Cassi, Celos, Conab, Correios Saúde, Eletrosul, Elos Saúde, Embratel, Fassincra, Funservir, Geap, Petrobrás, Proasa, Pró-Saúde Alesc, Saúde Caixa, Sesef, Tractebel Energia e outros planos regionais.
Fique atento!
COSEMESC Recomenda
*Não fazer acordo por conta própria!
*Qualquer tentativa de acordo isolado (por especialidade ou clínica) que contemple menos do que a CBHPM plena e vigente pelos planos deve ser imediatamente informada ao COSEMESC.
*Credenciamento do hospital ou estabelecimento de saúde não obriga o Corpo Clínico ao atendimento aos planos que não respeitam os médicos.
*Manter-se informado sobre o andamento das negociações entre o COSEMESC e os planos de saúde.
*Aguardar as orientações das entidades médicas catarinenses.
*Unir-se à sua categoria. A luta é de todos os médicos de Santa Catarina.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais