fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Vítimas de ‘armadilha’ de planos de saúde enfrentam reajustes abusivos
Notícias

Vítimas de ‘armadilha’ de planos de saúde enfrentam reajustes abusivos

No início, eles achavam que estavam fazendo um bom negócio: a economia mensal podia chegar a R$ 400 por pessoa.
Mas, algum tempo depois de terem contratado um plano de saúde, foram informados que a mensalidade seria reajustada em até 70% e acabaram percebendo que a proposta inicialmente atrativa era, na verdade, um armadilha.
Um funcionário público e um administrador de empresas que conversaram com a BBC Brasil passaram por essa situação por terem contratado um plano de saúde coletivo. Ambos adquiriram os planos como manda a lei, seja por estarem ligados a um sindicato ou por terem uma empresa. O problema é que esses produtos costumam ter reajustes muito mais altos que os individuais.
Isso ocorre porque os planos coletivos não têm seu índice de reajuste diretamente regulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), como ocorre com os individuais – e ficam livres para determinarem o aumento na mensalidade que desejarem.
Assim, se o aumento determinado pela ANS em 2014 foi de 9,65% para os individuais, a média de reajuste dos coletivos foi quase o dobro, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), sendo que em alguns casos o aumento ultrapassou os 60%.
Leia a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: BBC Brasil

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Exame ACM/AMRIGS

Edital de abertura 03 de setembro de 2024Inscrições de 05 de setembro a 18 de outubro de 2024Prova dia 17 de novembro de...

Ler mais

Realizada reunião do COSEMESC na sede da ACM

Dirigentes da ACM, CRM-SC e SIMESC participaram da reunião realizada na sede da Associação Catarinense de Medicina, atual entidade coordenadora...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter