fbpx
  • Home
  • Notícias
  • 1º Congresso de Ligas Acadêmicas reuniu 800 estudantes de medicina de 13 universidades catarinenses
Notícias

1º Congresso de Ligas Acadêmicas reuniu 800 estudantes de medicina de 13 universidades catarinenses

Evento histórico promovido pela ACM integrou um número sem precedentes de acadêmicos na sede da entidade

Palestra de abertura foi ministrada pelo mestre Dr. Celmo Porto

Auditório lotado, com participantes de diversas regiões catarinenses

Ricardo de Oliveira Paula (acadêmico presidente do Congresso), Dra. Elisa Piazza (diretora Científica da ACM), Dr. Celmo Porto e Dr. André Sobierajski dos Santos (presidente da ACM)

A noite de 09 de novembro de 2024 promete entrar para a história da Associação Catarinense de Medicina (ACM), com o registro da maior integração de estudantes de medicina do estado na sede da entidade. Foi assim que iniciou o 1º CCLA – Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas da ACM, que reuniu 800 acadêmicos durante dois dias, numa programação de muito conhecimento científico, intercâmbio de ideias e uma importante aproximação da Casa do Médico de Santa Catarina com os futuros profissionais. O Congresso também reuniu 45 médicos de todo o Brasil apoiando o projeto, que teve espaço para diferentes especialidades médicas, incentivando a educação e a produção científica, o ensino, a pesquisa e a extensão. Os temas de debates envolveram ainda hábitos saudáveis, empreendedorismo e direito médico, judicialização e marketing, telemedicina e residência no exterior, epidemias e saúde mental, atenção primária e gerenciamento de crises na saúde, entre outras pautas de destaque da programação.

A atração especial da jornada foi a presença do professor Dr. Celmo Celeno Porto, cardiologista e autor dos mais destacados livros de Semiologia no país, que aos 88 anos fez uma palestra de abertura sobre “Semiologia para a Medicina do século XXI”, que foi de muita reflexão e inspiração. “É lindo demais ver tantos jovens e futuros médicos reunidos. As ligas acadêmicas são fundamentais na educação em nosso país e para os estudantes de medicina são ainda mais, pois deixam claro, desde a universidade, que ser médico é um eterno aprender. Ninguém se torna médico no dia seguinte à formatura, mas a cada paciente atendido, durante toda a vida profissional”. O mestre também aproveitou o momento para parabenizar a organização do relevante evento e refirmou a visão diferenciada dos catarinenses no cenário nacional. “As nossas entidades representativas mais modernas apoiam o trabalho das Ligas Acadêmicas e se aproximam delas, como está fazendo a ACM, que merece todo o nosso apoio e reconhecimento”.

O professor Dr. Celmo Porto é considerado protagonista na renovação do ensino da medicina no Brasil, especialmente com as lições deixadas sobre a Relação Médico-Paciente e com a introdução de Semiologia do Idoso. É autor de incontáveis livros e de centenas de capítulos ou artigos científicos. É membro honorário da Academia Nacional de Medicina, membro emérito da Academia Goiana de Medicina, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Envelhecimento da UFG e professor emérito da Faculdade de Medicina da UFG. Sem deixar o exercício da prática médica, dedicou-se especialmente à educação médica, com ênfase no ensino do método clínico e nos aspectos éticos e humanos da profissão.

Outro destaque do evento ficou por conta da apresentação de trabalhos científicos, com pontuação em todos os editais para a prova de residência médica e valorização dos estudos dos acadêmicos. Os artigos selecionados ainda serão publicados gratuitamente na Revista Arquivos Catarinenses de Medicina ACM, maior periódico da saber médico no estado, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e promover o reconhecimento de pesquisadores médicos catarinenses. Durante o Congresso, os trabalhos foram expostos em meio à programação, na modalidade e-pôster, em totens eletrônicos espalhados no Centro de Eventos da ACM.


Fonte de conhecimento médico
“Realizamos um sonho: trazer os acadêmicos de medicina para a Casa do Médico Catarinense, a nossa ACM. Também somos a Casa do Saber Médico e precisamos estar cada vez mais próximos dos estudantes para realizar a missão de nossa entidade. O 1º CCLA cria novas possibilidades para essa união, que vai nos fortalecer e ajudar a conquistar um melhor atendimento à população de todo estado”.
Dr. André Sobierajski dos Santos
Presidente ACM

“O Congresso foi um sucesso de público e com excelente nível científico, com 70 trabalhos científicos aprovados, sendo 5 para publicação, além de palestras com professores renomados. Foi um marco na vida científica estudantil e uma porta que se abre para o futuro da ACM”.
Dra. Elisa Pizza
Diretora Cientifica ACM

“Considero de suma importância o que aconteceu no final de semana do dia 09 e 10 de novembro na sede da Associação Catarinense de Medicina, ‘algo inédito em nosso cenário acadêmico’ (nas palavras do Dr. Celmo Porto sobre o evento). Como acadêmico e representante dos meus iguais na função de presidente deste congresso, estou imensamente grato pelo empenho de todos que fizeram esse ajuntamento científico possível. O resultado foi esplêndido, acadêmicos de 13 universidades do Estado de Santa Catarina, reunidos em busca do aperfeiçoamento médico acadêmico. Agradeço imensamente a todos os envolvidos.”
Ricardo de Oliveira Paula
Acadêmico presidente do Congresso

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, ex-Diretor Científico da ACM

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, aos 72 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter