Evento histórico promovido pela ACM integrou um número sem precedentes de acadêmicos na sede da entidade
A noite de 09 de novembro de 2024 promete entrar para a história da Associação Catarinense de Medicina (ACM), com o registro da maior integração de estudantes de medicina do estado na sede da entidade. Foi assim que iniciou o 1º CCLA – Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas da ACM, que reuniu 800 acadêmicos durante dois dias, numa programação de muito conhecimento científico, intercâmbio de ideias e uma importante aproximação da Casa do Médico de Santa Catarina com os futuros profissionais. O Congresso também reuniu 45 médicos de todo o Brasil apoiando o projeto, que teve espaço para diferentes especialidades médicas, incentivando a educação e a produção científica, o ensino, a pesquisa e a extensão. Os temas de debates envolveram ainda hábitos saudáveis, empreendedorismo e direito médico, judicialização e marketing, telemedicina e residência no exterior, epidemias e saúde mental, atenção primária e gerenciamento de crises na saúde, entre outras pautas de destaque da programação.
A atração especial da jornada foi a presença do professor Dr. Celmo Celeno Porto, cardiologista e autor dos mais destacados livros de Semiologia no país, que aos 88 anos fez uma palestra de abertura sobre “Semiologia para a Medicina do século XXI”, que foi de muita reflexão e inspiração. “É lindo demais ver tantos jovens e futuros médicos reunidos. As ligas acadêmicas são fundamentais na educação em nosso país e para os estudantes de medicina são ainda mais, pois deixam claro, desde a universidade, que ser médico é um eterno aprender. Ninguém se torna médico no dia seguinte à formatura, mas a cada paciente atendido, durante toda a vida profissional”. O mestre também aproveitou o momento para parabenizar a organização do relevante evento e refirmou a visão diferenciada dos catarinenses no cenário nacional. “As nossas entidades representativas mais modernas apoiam o trabalho das Ligas Acadêmicas e se aproximam delas, como está fazendo a ACM, que merece todo o nosso apoio e reconhecimento”.
O professor Dr. Celmo Porto é considerado protagonista na renovação do ensino da medicina no Brasil, especialmente com as lições deixadas sobre a Relação Médico-Paciente e com a introdução de Semiologia do Idoso. É autor de incontáveis livros e de centenas de capítulos ou artigos científicos. É membro honorário da Academia Nacional de Medicina, membro emérito da Academia Goiana de Medicina, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Envelhecimento da UFG e professor emérito da Faculdade de Medicina da UFG. Sem deixar o exercício da prática médica, dedicou-se especialmente à educação médica, com ênfase no ensino do método clínico e nos aspectos éticos e humanos da profissão.
Outro destaque do evento ficou por conta da apresentação de trabalhos científicos, com pontuação em todos os editais para a prova de residência médica e valorização dos estudos dos acadêmicos. Os artigos selecionados ainda serão publicados gratuitamente na Revista Arquivos Catarinenses de Medicina ACM, maior periódico da saber médico no estado, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e promover o reconhecimento de pesquisadores médicos catarinenses. Durante o Congresso, os trabalhos foram expostos em meio à programação, na modalidade e-pôster, em totens eletrônicos espalhados no Centro de Eventos da ACM.
Fonte de conhecimento médico
“Realizamos um sonho: trazer os acadêmicos de medicina para a Casa do Médico Catarinense, a nossa ACM. Também somos a Casa do Saber Médico e precisamos estar cada vez mais próximos dos estudantes para realizar a missão de nossa entidade. O 1º CCLA cria novas possibilidades para essa união, que vai nos fortalecer e ajudar a conquistar um melhor atendimento à população de todo estado”.
Dr. André Sobierajski dos Santos
Presidente ACM
“O Congresso foi um sucesso de público e com excelente nível científico, com 70 trabalhos científicos aprovados, sendo 5 para publicação, além de palestras com professores renomados. Foi um marco na vida científica estudantil e uma porta que se abre para o futuro da ACM”.
Dra. Elisa Pizza
Diretora Cientifica ACM
“Considero de suma importância o que aconteceu no final de semana do dia 09 e 10 de novembro na sede da Associação Catarinense de Medicina, ‘algo inédito em nosso cenário acadêmico’ (nas palavras do Dr. Celmo Porto sobre o evento). Como acadêmico e representante dos meus iguais na função de presidente deste congresso, estou imensamente grato pelo empenho de todos que fizeram esse ajuntamento científico possível. O resultado foi esplêndido, acadêmicos de 13 universidades do Estado de Santa Catarina, reunidos em busca do aperfeiçoamento médico acadêmico. Agradeço imensamente a todos os envolvidos.”
Ricardo de Oliveira Paula
Acadêmico presidente do Congresso
Admissão de Novos Cooperados - Edital 01/2024Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Novos Médicos Cooperados da...
Ler maisA Associação Médica Brasileira (AMB), 20 Federadas e 40 Sociedades de Especialidades Médicas manifestaram na tarde desta quinta-feira (5), apoio...
Ler mais