A ACM encerra 2020 com um trabalho histórico, acreditando nas mudanças de 2021, um ano igualmente desafiador, mas com novas respostas e oportunidades na defesa da vida
Todo o ano deixa a sua marca e a sua história. Certamente 2020 ficará registrado como o ano da pandemia do novo coronavírus. Será inesquecível em cada valorosa vida perdida, será lembrado pelo grandioso trabalho dos médicos e profissionais da saúde, que se transformaram num exército de heróis, além das incertezas e do medo que se espalharam por toda a humanidade.
Agora, ao completar 12 meses que pareciam não ter fim, ao chegar aos 10 meses mais desafiadores deste século, é preciso fazer o balanço para virar o ano e a página, iniciando o novo ciclo com outra perspectiva. Não significa que tudo será diferente a partir da meia-noite de 31 de dezembro, mas representa que realmente somos capazes de aprender algo com o furacão chamado Covid-19, que invadiu nossas casas, cidades, países e o planeta.
Diante de tudo isso, o grande aprendizado deve ser enxergar o tanto que conseguimos avançar científica e tecnologicamente em tão pouco tempo. Foi possível mostrar de maneira concreta a importância da inteligência de dados, da pesquisa, do desenvolvimento digital e das pessoas que se dedicam à evolução do conhecimento.
Foi dessa maneira que conseguimos, em menos de um ano, criar vacinas que antes levariam pelo menos uma década para serem descobertas. E mesmo que ainda pairem algumas dúvidas sobre a total eficácia desses imunizantes, eles se configuram em muitos passos na busca do cuidado emergencial para a proteção da vida.
É desta maneira que devemos receber 2021: confiando na capacidade de superação que sempre nos acompanhou. Antes de tudo, é preciso acreditar, de forma a fazer que as novas perspectivas se transformem em ação.
A Associação Catarinense de Medicina acredita neste amanhã. Especialmente porque realizou um grandioso trabalho no enfrentamento da pandemia, na defesa da saúde da população e dos médicos. E são os resultados alcançados que nos incentivam a fazer ainda mais, a buscar as respostas ainda necessárias.
Vamos fazer isso juntos.
Façamos de 2021 uma nova oportunidade.
Feliz ano novo a todos.
Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM
Associação Catarinense de Medicina
O Mapa de Risco da Saúde das Crianças e Adolescentes de Santa Catarina é um trabalho pioneiro em todo o Brasil Encontro em defesa das...
Ler maisA ACM – Associação Catarinense de Medicina repudia veementemente as distorções contidas na Medida Provisória nº 1.286/2024 aplicadas...
Ler mais