O que queremos para o médico de Santa Catarina? A pergunta foi o tema central do mais importante painel do 23º FEMESC – Fórum das Entidades Médicas, no último dia 01 de julho, em Florianópolis. A moderação do debate foi feita pelo presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes Junior, tendo como destaque especial a importante discussão sobre um dos maiores anseios dos profissionais da medicina: a criação da Carreira de Estado para Médico. A apresentação do tema foi do deputado estadual Vicente Caropreso, autor de Proposta de Emenda Constitucional para a Carreira de Médico em SC, que fez uma explanação completa sobre o andamento do assunto não apenas na Assembleia Legislativa do Estado, como também na Câmara Federal, em Brasília, onde desde 2009 tramita a PEC 454, do deputado Ronaldo Caiado, com as diretrizes para a Carreira Médica de Estado a nível nacional.
O deputado Vicente Caropreso aproveitou a oportunidade do FEMESC para clamar por uma maior união e pela capacidade de articulação dos médicos. “Precisamos que a população e os deputados entendam a nossa causa e nos apoiem. Também precisamos definir os critérios dessa Carreira, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, para darmos passos decisivos”. Para demonstrar o indispensável engajamento dos médicos nessa causa, o deputado informou que a última movimentação, no Congresso Nacional, da PEC 454/2009, aconteceu em 2019. “De lá para cá, nunca mais se falou nesse assunto, mesmo diante do grandioso trabalho dos médicos durante a pandemia. Ou seja, nós precisamos ter capacidade de mudar essa inércia e evoluir na tramitação da proposta”.
“A articulação dos médicos junto aos parlamentares é fundamental para que possamos conquistar essa meta”, avaliou o moderador do Painel, ao lembrar que processos de contratação de profissionais da medicina precisam ser substituídos por uma política de Estado que contemple a implantação de um sistema de progressão e promoção funcional. Além disso, o dirigente da ACM destacou a necessidade do financiamento adequado à assistência dos brasileiros, de infraestrutura que garanta a promoção da saúde de qualidade, uma justa remuneração e um programa de educação médica continuada, entre outras ações pontuais.
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais