Faltam médicos e enfermeiros no Hospital Universitário, em Florianópolis.
Até outubro deve ser aberto concurso para contratação de 83 profissionais.
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, está reduzindo a capacidade de atendimento por causa de falta de médicos e enfermeiros. Dos 302 leitos disponíveis, cerca de 40% estão vazios.
Os atendimentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no Centro Cirúrgico estão prejudicados. O HU fechou alas por falta de profissionais, e enquanto isso, diversos pacientes aguardam atendimento em corredores da ala emergencial, que está lotada.
“Hoje em dia fica muito difícil justificar porque é que tem 40 pessoas internadas na emergência e porque elas não estão nos quartos sendo atendidas. A diferença é que na emergência tem gente para medicar e verificar os sinais vitais”, relatou Carlos Alberto Justo da Silva, diretor do HU.
Em julho o Conselho Regional de Enfermagem (CRE) identificou que seriam necessários pelo menos 200 enfermeiros para realizar um atendimento normalizado no HU. De acordo com funcionários do hospital, a falta de mão de obra deve-se ao fato de que muitos profissionais estão se aposentando ou estão de licença médica. “O HU não tem autonomia de contratação, ele depende de decisões do Governo Federal”, conclui o diretor da entidade.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela administração do HU, informou que até outubro deve ser aberto concurso para contratação de 83 profissionais, entre eles 21 médicos e oito enfermeiros.
Fonte: G1/SC
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais