Três médicos catarinenses serão homenageados nesta segunda-feira (dia 11 de novembro), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em cerimônia no Plenário Deputado Osni Régis, às 19 horas. O mastologista Carlos Gilberto Crippa – por indicação da deputada Angela Albino, o nefrologista José Aluísio Vieira – por indicação do deputado Darci de Matos, e Stélio Cascais Boabaid – indicado pelo deputado Maurício Eskudlark receberão a Comenda do Legislativo Catarinense 2013, por suas relevantes trajetórias profissionais e ações promovidas em prol dos cidadãos catarinenses, ajudando na construção de um estado mais justo e humano.
Carlos Gilberto Crippa fundou a Regional Catarinense da Sociedade Brasileira de Mastologia e foi Diretor da Maternidade Carmela Dutra. É Mestre em Ciências Médicas e responsável pelo setor de Mastologia do Hospital Baía Sul. Foi presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), iniciando o processo de integração das entidades da classe médica junto à sede da representação associativa, possibilitando a venda para o CREMESC de parte do terreno da ACM. Sua gestão também foi marcada pela grande campanha pela qualificação das escolas médicas em atividade no estado, que obteve amplo apoio dos médicos, dos Conselhos Estaduais de Educação e de Saúde, da comunidade, da imprensa e dos dirigentes dos cursos catarinenses de medicina.
José Aluísio Vieira (Dr. Xuxo) é fundador da Fundação Pró-Rim, criada em 1987, contabilizando 1.111 transplantes já realizados (cerca de 110 por ano) e aproximadamente 159 mil hemodiálises anuais. Com sede em Joinville, já possui unidades em cidades catarinenses como Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Mafra, além de municípios em outros estados, como Tocantins. A Fundação hoje também abriga o Instituto Pró-Rim de Educação, o Instituto de Pesquisa e o único serviço catarinense de Residência Médica em Nefrologia, com 25 residentes já formados e 11 em atividades. Na busca pela excelência, já conquistou a certificação máxima em qualidade, por Organização Nacional de Acreditação, e foi selecionada, por cinco anos consecutivos, entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Stélio Cascais Boabaid é sócio remido da ACM, tendo exercido a profissão de médico e de político pelo Sul de Santa Catarina. Foi deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 9ª legislatura (1979 — 1983), eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), na 10ª legislatura (1983 — 1987), e na 11ª legislatura (1987 — 1991), eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi ainda presidente da Assembleia em 1985 e 1986.
A ACM registra a justa homenagem e parabeniza os colegas pela importante conquista, que eleva ainda mais a medicina de Santa Catarina.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais