fbpx
  • Home
  • Notícias
  • "Espera máxima de 20 min nos hospitais, resguarda direitos humanos do pacientes", defende secretário da FENAM
Notícias

"Espera máxima de 20 min nos hospitais, resguarda direitos humanos do pacientes", defende secretário da FENAM

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o projeto (PL 425/11) que define o tempo máximo de 20 minutos de espera para o primeiro atendimento nas unidades de emergência, tanto em hospitais públicos quanto privados. Para o secretário de Direitos Humanos, Discriminação e Gênero da FENAM, José Murisset, o projeto resguarda os direitos dos usuários (pacientes) nos serviços de saúde.
 
“Esse primeiro atendimento é importante para classificação de risco, em que os pacientes que chegam à emergência são triados conforme a gravidade e são classificados por cores para identificação”, alertou. Murisset explicou ainda que já existe uma escala internacional para classificação, chamado Protocolo de Manchester, mas que ainda não é adotada em todas as emergências no Brasil.
 
Na última quarta-feira (6) a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o PL, mas sugeriu a inclusão de penalidades em caso de descumprimento da lei (multa, cassação da licença do estabelecimento e intervenção administrativa, entre outros). O relator do projeto, o deputado Deley (PTB-RJ), acredita que, mesmo com os problemas enfrentados na saúde pública, a proposta deverá minimizar o sofrimento de quem procura o atendimento de emergência.
 
“Devemos lembrar que muitas emergências brasileiras não oferecem estrutura dignas ao ser humano, faltam acomodações e leitos para observação e internação, além da falta de insumos e medicamentos, por isso a importância da medida”, afirmou o secretário da FENAM.
 
O projeto será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: Fenam

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter