fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Mais de 1.000 médicos catarinenses fazem a Prova da ACM
Notícias

Mais de 1.000 médicos catarinenses fazem a Prova da ACM

A Associação Catarinense de Medicina encerra o ano de 2013 comemorando mais uma importante conquista aos médicos e à saúde da população: a Prova da ACM para os programas de Residência Médica. Realizada pela primeira vez através da entidade, a prova teve a presença de 1.150 médicos catarinenses, neste domingo (15 de dezembro), nas cidades de Florianópolis (na Unisul Centro), em Joinville (na Cenecista) e em Lages (no Energia). O exame fez parte da etapa classificatória para os programas nas áreas básicas (que não exigem pré-requisitos) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e contou também com a participação de estudantes (a partir do 4º ano de medicina), que se inscreveram para autoavaliação e aferição de conhecimentos. Com 5 horas de duração, a prova foi mais uma iniciativa de destacado sucesso da ACM, que desta forma cumpre mais uma vez com a sua missão de ser fomento do aprimoramento científico dos médicos de toda Santa Catarina.
 
foto-provaacm-01
 
A Prova da ACM foi realizada em cooperação técnica com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), referência nacional nos exames de residência e que em 2013 realiza a sua 42ª edição anual, com a participação de 2.200 candidatos, em 7 cidades do estado vizinho e com abrangência em 25 programas de residência médica. Para acompanhar o exame no estado catarinense, o Diretor Científico da associação gaúcha, Antonio Weston, veio a Florianópolis e conferiu de perto os resultados positivos da ação. “A prova superou nossas expectativas em Santa Catarina, demonstrando o empenho da Associação Catarinense de Medicina na sua realização, especialmente através de seu presidente, Aguinel José Bastian, idealizador da parceria inédita entre ACM e Amrigs, que certamente ainda vai render muitos frutos”. A cooperação técnica para a realização da prova também é uma conquista inédita da Amrigs, que escolheu começar a parceria com a Associação Catarinense de Medicina.
 
O presidente da ACM destaca os resultados da união entre as duas entidades ressaltando ainda a ferramenta final de avaliação da prova, que vai traçar um verdadeiro perfil da graduação médica no estado. “Depois da divulgação dos aprovados na prova, vamos poder identificar o nível de desempenho dos formandos e cada faculdade poderá ter uma análise própria e sigilosa dos seus resultados. Certamente será mais um instrumento de grande valia para a qualificação da medicina praticada em nosso estado”, analisa Aguinel José Bastian Junior.
 
Iniciativa gera benefícios para todos
 
Além da união entre ACM e Amrigs, a Prova da ACM é resposta também de parceria da entidade associativa dos médicos catarinenses com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmada por termo de cooperação assinado pela secretária Tânia Eberhardt no início do segundo semestre de 2013. Dessa maneira a SES facilitou todo o processo de realização das provas, com a chancela das duas grandes instituições médicas. Já os residentes foram beneficiados com a realização de uma prova que é referência no país e também pelo apoio político e científico que o novo processo deverá reverter aos serviços de Residência Médica.
 
“É um grande passo para a medicina em território catarinense e auxiliará, sem dúvida alguma, na produção científica de qualidade nas residências médicas”, avaliaram o Coordenador da Divisão de Residência em Saúde, médico César Nitschke, e o Diretor de Educação Permanente de Saúde da SES, Walter Vicente Gomes Filho.
 
Para o presidente da ACM, a assinatura da parceria é mais uma demonstração de que o médico catarinense tem na sua entidade associativa uma aliada em todas as suas faces: na defesa profissional, no congraçamento de forças e, de maneira muito especial, no seu desenvolvimento científico. “Estamos iniciando o convênio com a Associação Médica do Rio Grande do Sul por ser destaque na realização dos exames de residência. Depois desse primeiro passo, vamos poder, também, contribuir na elaboração das provas, com o talento dos profissionais da medicina catarinense”.
 
foto-provaacm-02

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter