O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, recebeu nesta segunda-feira (4) autorização para realizar tranplantes de rins. O aval foi publicado no Diário Oficial da União após vistoria do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aprovação do Ministério da Saúde (MS).
Desde 2008, o hospital não tinha autorização para realizar esse tipo de procedimento por falta de equipe médica. Após um período de contratações via concursos, em março de 2013 a unidade solicitou o recadastramento no MS. Até então, somente o Hospital Municipal de Joinville era capaz de realizar cirurgias renais no município.
Estão aptos a realizar a cirurgia oito nefrologistas, um nefrologista pediátrico, um cirugião de transplantes, dois urologistas e um anestesista. Segundo Sheila Fernandes, especialista da divisão de qualidade do hospital, o Regional vai adequar os procedimentos para começar os transplantes.
“Nós estávamos realizando apenas a parte de hemodiálise e captação de órgãos no hospital. Agora vamos ver a relação de pacientes que podem fazer o transplante e agendar os centros cirurgicos”, afirmou Sheila. A previsão é que sejam atendidos de 10 a 15 pacientes por mês. Ainda não há data para o início dos procedimentos.
Fonte: G1 SC
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais