Coordenadores e representantes de Centros de Estudos de 12 hospitais da rede pública do Estado receberam, na noite desta segunda-feira (08/09), os recursos advindos da Prova da ACM para os programas de Residência Médica. A prova para o acesso aos serviços de residências foi realizada através da Associação Catarinense de Medicina pela primeira vez em 2013, junto a 1.150 médicos de todo o estado, nos programas nas áreas básicas (que não exigem pré-requisitos). A ação é resultado de um inédito acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a ACM, que elaborou o exame em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), entidade referência nacional nas provas classificatórias nas especialidades médicas, com 43 anos de experiência na atividade.
A entrega dos recursos aconteceu na sede da ACM, em Florianópolis, com a presença de Aguinel José Bastian Junior, presidente da entidade, Murillo Capella, vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Nitschke, Walter Gomes Filho e Valdir Ferreira, representantes da SES e incentivadores da ação de parceria entre as instituições. Neste primeiro ano foram beneficiados os Centros de Estudos dos hospitais Governador Celso Ramos (HGCR), Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Nereu Ramos (HNR), Florianópolis (HF), Teresa Ramos (HTR), Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), Regional Homero de Miranda Gomes – São José (HRHMG), as maternidades Carmela Dutra (MCD), Darcy Vargas (MDV), os Institutos de Cardiologia (IC), de Psiquiatria (IPQ) e o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon).
Diante do sucesso alcançado, a ação será ampliada já em 2014, integrando todas as especialidades médicas, inclusive as que exigem pré-requisitos. As inscrições iniciaram em 20 de agosto e a prova acontecerá no dia 30 de novembro. Além disso, a partir deste ano, o exame terá abrangência de instituições de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, possibilitando que o candidato participe do processo seletivo dos dois estados ao mesmo tempo.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais