O Comitê de Doação e Transplante de Órgãos da AMIB esteve reunido para fechar um importante documento que abordará Recomendações para o Diagnóstico e Validação (seleção) do Potencial Doador. Entre os autores temos dois nomes de Santa Catarina, o Dr. Glauco Westphal (SC), presidente do Simpósio; e o Dr. Joel Andrade, coordenados da SC Transplantes.
Esse documento vem somar as “Diretrizes para Manutenção de Múltiplos Órgãos no Potencial Doador”, que foi lançado há três anos pela AMIB. Segundo o Dr. Glauco, “após a publicação do documento, uma clara mudança na forma de se conduzir esses casos em muitos centros. É claro que ainda há um grande caminho a ser trilhado em busca de menores taxas de perdas de potenciais doadores, mas temos exemplos bastante interessantes em diferentes instituições e até mesmo em estados da federação que vêm demonstrando reduções significativas das perdas de doadores por parada cardíaca”.
Em relação ao novo documento, o médico disse “que abordará outro aspecto importante do processo de doação de órgãos, a partir de pacientes em morte encefálica: o diagnóstico e a validação (seleção) do potencial doador, que buscará evitar o problema das contraindicações clínicas à doação, que muitas vezes são mal atribuídas por parte da equipe da terapia intensiva.”
Fonte: Portal da Ilha
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais