Um console de video game está entre os equipamentos usados no atendimento gratuito a pacientes que precisam de reabilitação para problemas traumatológicos, ortopédicos, reumatológicos e neurológicos, na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
Os jogos eletrônicos do Nintendo Wii são uma ferramenta cada vez mais utilizada na reabilitação de movimentos. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo projeto de extensão Grupo de Wii Reabilitação e Cinesioterapia. São atendidos pacientes com mais de 18 anos e o atendimento é feito dentro Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc, no bairro Coqueiros.
Os jogos eletrônicos ativos, que usam movimentos do corpo e não apenas apertar de botões, são usados com resultados positivos em relação ao controle da dor, equilíbrio e postura. Durantes as sessões, os jogos permitem que os alunos consigam recuperar movimentos de forma lúdica e prazerosa.
O projeto de extensão, coordenado pela professora Elisabete Maria de Oliveira, do Departamento de Fisioterapia da Udesc, foi criado a partir de estudos científicos realizados por alunos mostrando os bons resultados do método. O conhecimento produzido gerou assim um serviço gratuito a mais para a comunidade.
Como participar
Os atendimentos são feitos de duas a três vezes por semana, de acordo com a demanda, sempre das 17h às 20h, em sessões de 50 minutos para cada pessoa. O tratamento pode incluir ainda sessões de fisioterapia convencional (sem o uso de jogos), se houver necessidade. Os pacientes são atendidos por estudantes do curso de graduação em Fisioterapia da Udesc, supervisionados por professores.
O projeto de extensão atende pacientes indicados por outros serviços da própria clínica ou encaminhados por unidades do Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Mas também é possível fazer a inscrição para o projeto diretamente na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid.
Mais informações podem ser obtidas com a Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, peloccef.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8610.
Fonte: Tudo sobre Floripa
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais