A partir de 14 horas, serão apresentados à imprensa os principais dados e conclusões do estudo Demografia Médica no Brasil – 2015, realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Trata-se de um trabalho de fôlego que traz relevantes informações sobre a distribuição e o perfil dos médicos e médicas brasileiros.
Dividido em três grandes blocos, o estudo Demografia Médica no Brasil – 2015 traz em seus primeiros capítulos números atualizados sobre o total de médicos em atividade, os pontos de maior e menor concentração (estados, capitais e municípios), detalhes sobre o perfil desta população (divisão por gênero, faixa etária, etc.) e comparações entre a realidade brasileira com a de outros países.
Na segunda parte, o leitor encontrará o resultado de inquérito feito junto a mais de 2.000 entrevistados, que ajudarão a entender a percepção do médico sobre questões como vínculos de trabalho, jornada de diárias, sobrecarga e fatores que os estimulam ou os desestimulam o exercício da medicina. Além disso, há uma importante discussão sobre as diferenças entre a presença do médico no setor público e no setor privado.
Ressalte-se que os médicos do setor público respondem pela cobertura de cerca de 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS. Já o setor privado, responsável pelo atendimento de perto de 50 milhões de vidas, possui, proporcionalmente, três vezes mais médicos.
Na coletiva, atenderão aos jornalistas os presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Braulio Luna. Juntamente com professores e pesquisadores da USP, eles ajudarão na leitura e interpretação dos dados, que nos ajudam a entender os problemas da distribuição dos médicos pelo País.
SERVIÇO – Coletiva de Imprensa
Tema: Apresentação dos resultados do estudo Demografia Médica no Brasil – 2015
Data: 30/11/2015 (segunda-feira) – Horário: 14 horas
Local: Nova Sede do Cremesp (Rua Luis Coelho, 26 – próximo à Paulista)
Fonte: CFM
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais