fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Congresso Brusquense de Medicina supera expectativas da organização
Notícias

Congresso Brusquense de Medicina supera expectativas da organização

Temas como judicialização da medicina e avanços tecnológicos, como cirurgias robóticas foram abordados durante o evento.
Creditos Sandra Puente  (10)
Brusque (SC) – A primeira edição do Congresso Brusquense de Medicina encerrou na tarde de sábado (9), superando todas as expectativas, quanto ao público que se inscreveu, formado por estudantes de universidades da região e profissionais da área, vindos de todos os Estados, bem como quanto aos palestrantes que trouxeram para o congresso as últimas novidades em pesquisas e tecnologias aplicadas à medicina. “Fomos muito elogiados pela qualidade dos temas escolhidos para os debates, pois os convidados promoveram discussões atuais e de interesse de todos”, disse o presidente da comissão organizadora, o médico Gustavo Gumz Correia.
Ao todo mais de 160 congressistas participaram do evento que contou com 16 palestras, além da abertura ministrada pelo ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Avila, que falou sobre “O Papel do Médico na Sociedade e na Política”, instigando os profissionais a se posicionarem ideologicamente, participando mais efetivamente das decisões do país e ainda lembrou o Programa Mais Médicos, o qual foi contrário desde a sua criação e que segundo ele, “não se ouviu mais falar e muito menos nos seus resultados”.
As palestras foram divididas em blocos como Clínica Médica; Ética e Direito Médicos; Cirurgia e Medicina de Urgência e Avanços da Medicina. Este último bloco de discussões, além dos temas que envolveram o direito médico, que contou com a participação de vários advogados, foi um dos mais procurados, pois trouxe para o congresso as novidades tecnológicas envolvendo a medicina. O médico Marco Aurélio Benedetti Rodrigues, de Pernambuco, falou sobre “A Realidade virtual” e apresentou pesquisas em que é usada a tecnologia para tratar de doentes com Alzheimer.
Além disso, cirurgias realizadas por robôs também já são uma realidade no Brasil. Segundo Murilo de Almeida Luz, de São Paulo, o grande problema para que sejam realizadas mais cirurgias robóticas, é o financeiro. “Os custos ainda são muito elevados, pois os administradores têm que encarar a compra de um equipamento como este, como um ‘investimento’ e nossa realidade no Brasil é outra, além disso, ainda falta treinamento para os médicos utilizarem essas máquinas”. O especialista completou dizendo que, “os benefícios para as cirurgias robóticas são inúmeros, a começar por cirurgias mais limpas e com menos sangramento”. O médico concluiu, se dirigindo aos inúmeros estudantes que assistiam à palestra: “isso que estou mostrando aqui, é o que vocês vão encontrar, pois no futuro, todos terão contato com as cirurgias robóticas”.
O Congresso Brusquense de Medicina foi realizado pela Associação Brusquense de Medicina (ABM) em parceria com o Hospital Azambuja.
“Temos certeza que o evento foi um sucesso e que abrimos as portas para a realização de outros congressos na cidade. Agora vamos nos reunir e pensar no próximo, que deve acontecer em dois anos”, anunciou o diretor clínico do Hospital Azambuja, Dr. Charles Machado.
O evento contou ainda com o apoio do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Unimed Brusque, Unicred, Prefeitura Municipal de Brusque.
Foto: Creditos Sandra Puente

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter