Brusque (SC) – O Centro de Estudos Médicos do Hospital Azambuja promoveu mais uma palestra, durante sua reunião mensal. O debate foi ministrado pela infectologista, Dra. Silvana Santucci, que falou sobre “Imunizações de Adultos”. O encontro realizado em parceria com o corpo clínico do hospital, Sindicato dos Médicos de SC (SIMESC) e a Associação Brusquense de Medicina (ABM), contou ainda com a presença do professor, Antônio Soares, da Unifebe, que apresentou detalhes do funcionamento da Comissão de Residência Médica (COREME).
Já na palestra, foram apresentados números de doenças controladas por vacinas como poliomielite, sarampo, febre amarela, entre outras. “Em prevenção à saúde, depois da água potável, vacinação contra doenças é a medida em saúde pública mais importante do século 20, tendo sido responsável pelo aumento da expectativa de vida da população em 30 anos pelo menos”, disse a especialista.
A palestrante apresentou ainda, dados atuais que recomendam o uso de vacinas contra herpes zoster, doença pneumocócica, dengue e papiloma vírus humano – o HPV, doenças com grande impacto na vida das pessoas, mas que ainda enfrentam um grande desafio, que é tornar a vacinação de adultos, parte da cultura de prevenção. “É uma questão de tempo provar que a vacina contra HPV previne o câncer de colo uterino. Foi assim com a vacina contra hepatite B que diminuiu a incidência de câncer do fígado em países com elevado nível de transmissão”, explicou. Atualmente, são 17,5 mil novos casos de câncer de colo uterino a cada ano no Brasil, com 5 mil mortes em mulheres entre 35 e 55 anos. No entanto, o HPV causa câncer em homens também, por isso a importância de vacinar desde cedo os adolescentes meninos e meninas, assim como pessoas de outras faixas etárias.
Durante o encontro também foram apresentados dados atuais sobre a dengue, esta importante doença que vem aumentando e está presente em todos os estados do Brasil com registro de aproximadamente 1,5 milhões de casos em 2015 e 2016. A vacina contra dengue é nova, mas previne de forma muito eficaz óbitos e internações, sendo que as pesquisas apontam, em cada três pessoas vacinadas, duas não terão a doença.
As vacinas para idosos, também foram discutidas durante a palestra. A população acima de 60 anos, tem se beneficiado com uma vacina conhecida como Prevenar 13 (contra pneumonia) e contra herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”, que são doenças extremamente comuns. “A qualidade do envelhecimento no Brasil é ruim e a prevenção de doenças através de vacina deve ser prioridade no aconselhamento em saúde. Não devemos desperdiçar o grande avanço na área de imunizações de adultos”, concluiu a médica.
As reuniões clínicas são realizadas no Hospital Azambuja, sendo sempre na última quarta-feira do mês e é aberta aos médicos e profissionais da área da saúde que estejam interessados.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais