A Sociedade Brasileira de Queimaduras realiza em Florianópolis, no período de 10 a 13 deste mês, o VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras reunindo cerca de 200 palestrantes do Brasil e do exterior e um público de 500 congressistas. Todas as inscrições já estão preenchidas Não é para menos, o evento vai apresentar as novidades e avanços em termos de prevenção, tratamento e reabilitação das queimaduras, um grave problema que atinge cerca de um milhão de pessoas a cada ano no Brasil e que provoca grandes traumas e limitações.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, o cirurgião plástico Dilmar Leonardi, uma queimadura grave pode deixar sequelas vitalícias, tanto estéticas quanto funcionais, especialmente quando ocorrida na infância, porque dificulta a aprendizagem, a inserção laboral e, muito comumente, leva à exclusão social da vítima, exigindo esforços contínuos de toda a família. E como o Congresso tem por objetivo qualificar ainda mais o profissional que atende as vítimas de queimaduras, a programação inclui apresentações e debates sobre prevenção, primeiros socorros, tratamento, reabilitação e também a busca de alternativas para a reinserção do paciente, que é uma questão urgente a ser tratada.
A qualidade dos palestrantes internacionais é outro atrativo do evento que acontecerá no Majestic Hotel. A conferência de abertura será feita pela embaixadora da Unesco, Kim Phuc, que ficou famosa há 40 anos por sua foto fugindo nua das chamas, durante a Guerra do Vietnã. Também já confirmaram presença o Diretor Chefe de Política da Associação Americana de Bancos de Tecidos, Scott A. Brubaker; Pavel Brychta, que presidiu a Associação Europeia de Queimaduras até o ano passado; Linda Guerrero, fundadora do primeiro banco de pele da Colômbia; Ivette Icaza, da Associação Pró-Crianças Queimadas da Nicarágua; Marisa Herson, que chefiou até recentemente o Banco de Tecidos de Melbourne/Austrália; Elisabeth Greenfield, diretora da Sociedade Internacional de Queimaduras; Alberto Bolgiani, presidente da Federação Latinoamericana de Queimaduras; e Nicole Gibran, atual presidente da Sociedade Norteamericana de Queimaduras.
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais