Cidadania e Ecologia Política – Fragmentos de uma “visão sistemática” será o tema central da aula de amanhã (dia 21 de novembro) na Escola de Governança e Cidadania Ativa da ACM (ACMEC), a partir das 19h30min, na sede da entidade, em Florianópolis. O importante e contemporâneo assunto será abordado pelo professor e advogado Itamar Bevilaqua, Mestre em Direito Ambiental pela UFSC e um dos primeiros professores desta disciplina nas faculdades do Brasil, com mais de 30 anos de estudos na área, pesquisador, ecologista, coordenador do Ensino a Distância da Unisul, ex-Superintendente da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e Procurador na Capital Catarinense.
A proposta do palestrante é promover um verdadeiro bate-papo com os alunos da ACMEC, que congrega associados da ACM (Associação Catarinense de Medicina), da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses) e da ACMP (Associação Catarinense do Ministério Público). “Não basta ter boas leis no Direito Ambiental se os cidadãos não estão interados e conscientizados delas”, avalia o professor, que promete mexer com o pensamento coletivo dos participantes ao indagar sobre a forma de vida do homem moderno, o desenvolvimento das relações sociais, a ética da vida, esperanças e temores frente ao meio ambiente. “O tema é apaixonante e extremamente atual, devendo gerar um debate participativo e estimulante”, prevê o professor.
A Escola de Governança e Cidadania Ativa da ACM é a primeira em atividade em Santa Catarina e também a primeira instituição do gênero em sede associativa da categoria médica em todo o país. A meta da ACMEC é possibilitar aos participantes o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, princípios da cidadania plena, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros.
O curso tem duração anual, com aulas semanais ministradas por educadores de várias universidades, empresas privadas, entidades associativas, órgãos governamentais, organizações de governança estadual, nacional e mundial. A certificação dos cursos é conferida pela ACM, coordenadora e sede das aulas, na capital catarinense.
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais