Nunca o direito à Segurança Pública foi tão importante ao cidadão como nos dias atuais, especialmente em Santa Catarina, que nos últimos meses deixou de ser o estado de melhor qualidade de vida para ocupar os noticiários de todo o país por atentados contra a polícia e à ordem em diversas cidades. Atenta a essa crise, a Escola de Governança e Cidadania Ativa da ACM (ACMEC) convidou o delegado da Polícia Federal Ildo Rosa, para ministrar a aula desta quarta-feira (28 de novembro), às 19h30min, na sede da entidade, em Florianópolis. O professor tem 40 anos de experiência no setor, foi secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão da capital e adido policial das embaixadas do Brasil no Haiti e na Nicarágua, além de já ter executado missões no Uruguai e na República Dominicana, entre outras.
A proposta da aula é fazer uma avaliação crítica sobre a segurança de uma maneira geral, com base nos últimos acontecimentos e em modelos desenvolvidos em outros países. “A ideia é ter uma conversa direta com os alunos da Escola, tocando em temas que envolvem desde a questão da impunidade até a vulnerabilidade da estrutura policial que vivenciamos na atualidade”, assinala o Delegado Ildo Rosa, que ainda pretende provocar o debate ao analisar a inimputabilidade penal, a violência urbana, a fragilidade do sistema prisional e o medo dos cidadãos diante do caos. “Vamos tratar da segurança pública com a sua indispensável visão multidisciplinar. Por mais que se deseje, não há uma varinha mágica ou um xerife que vá resolver todas as questões e carências no setor. A comunidade está inserida nesse processo e precisa participar dele em todas as suas esferas”.
A ACMEC tem como Diretor Geral o presidente da Associação Catarinense de Medicina, médico Aguinel José Bastian Junior, como Diretor de Ensino o médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, e como coordenador o educador Danilo Cunha. É a primeira Escola de Governança e Cidadania Ativa em atividade no estado de Santa Catarina e também a primeira instituição do gênero em sede associativa da categoria médica em todo o país. A meta é possibilitar aos participantes o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, princípios da cidadania plena, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros.
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais