Pelo menos 16 estados aderiram à deliberação de paralisação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) nesta terça-feira (23). Foi constatado em todo o Brasil algum tipo de manifestação, mostrando a revolta da categoria médica com as últimas medidas do governo federal. A luta do movimento é pela derrubada da MP 621/2013, a qual institui o Programa Mais Médicos, e dos vetos à Lei que regulamenta a medicina.
“Na nossa avaliação foi extremamente positivo o dia de ontem. A mobilização da categoria médica corresponde às expectativas. Hoje, temos uma amplitude nacional que atinge todas as bases sindicais”, destacou o presidente da entidade, Geraldo Ferreira.
Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe chegaram a paralisar. Está confirmada maior adesão à suspensão do atendimento para os dias 30 e 31 de julho, seguindo o calendário de greve da FENAM. Os serviços de urgência e emergência são sempre mantidos.
Nesta quinta-feira (25), haverá uma reunião entre os presidentes das entidades médicas nacionais (FENAM, CFM e AMB) para avaliar o movimento e programar os próximos passos. A Federação, que representa 53 sindicatos, já adianta que se as reivindicações não tiverem avanços após análise no dia 10 de agosto, decretará greve geral por tempo indeterminado.
Confira ao restante do calendário:
Julho
Dia 30: Greve
Dia 31: Greve e assembleias estaduais
Agosto
Dia 8: Audiência pública no Congresso e realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) – Marcha dos Médicos à Brasília.
Dia 9: Realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)
Dia 10: Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)
Clique Aqui e acesse as demais informações sobre o movimento em diversos estados.
Fonte: Fenam
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais