Discurso proferido pela Secretária Geral da ACM reafirma a força da entidade associativa entre os jovens médicos catarinenses
A Associação Catarinense de Medicina surgiu por iniciativa de médicos visionários que já acreditavam no futuro promissor da medicina catarinense e que a união dos profissionais conferia à classe médica maior representatividade para os profissionais e maiores benefícios para a sociedade. A ACM é a Casa do Médico Catarinense e pioneira dentro da sociedade médica. Nossa maior missão institucional é atuar na defesa da nossa classe, promover o desenvolvimento científico e sócio cultural. Queremos ser o referencial perante a classe médica como seu órgão representativo.
A ACM tem trabalhado arduamente para trazer a modernidade e o futuro para dentro da medicina, sem deixar que se perca o tradicionalismo fundamental que compete à nossa profissão. Pode parecer algo simplório, mas é muito mais desafiador do que transparece. Lutamos para recuperar a representatividade e o respeito da nossa profissão. É nosso objetivo manter a medicina no seu lugar de direito, lutar por melhores condições de trabalho, pela valorização da profissão e do profissional, atuando em prol de uma saúde mais justa e acessível para todos. Batalhamos também para defender o profissional idôneo, competente, técnico e que segue a medicina baseada em evidências. Que valoriza acima de tudo o cuidado ao seu paciente e a preservação da sua integridade. Queremos ajudar esse profissional a preencher as lacunas que a faculdade ainda não consegue, porque são esses os profissionais que merecem ser valorizados e qualificados perante a sociedade.
Não é nosso objetivo compactuar ou ceder espaço a profissionais sem a adequada formação técnica que a nossa profissão exige e necessita. E é aqui que o associativismo entra. Ao longo da história da medicina, as associações de classe desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento profissional, na defesa de nossos direitos e na construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente. Mas mais do que isso, o associativismo nos proporciona algo que vai além das fronteiras acadêmicas e profissionais: ao somar esforços na busca de objetivos em comum conseguimos maiores resultados, pois aumentamos a nossa representatividade.
A participação ativa nas associações de classe, como a nossa Associação Catarinense de Medicina, fortalece a voz dos profissionais médicos em questões que merecem a nossa atenção e a nossa luta. Como grupo, e não como unidade, somos capazes de reivindicar nosso espaço de direito e defender nossa profissão. Ao se engajar no que é a ACM, vocês estarão se preparando para um futuro profissional que não só contempla o conhecimento técnico, que é de fato de suma importância, mas que também apresenta habilidades diferenciadas e valoriza aqueles que estão dispostos a ser mais.
Por isso, o meu convite a cada um de vocês é para que aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprendizado e colaboração, que este congresso oferece. Que aproveitem para fazer novas conexões, trocar experiências, aprender com os especialistas e, acima de tudo, se inspirar para continuar a construir a medicina do futuro — uma medicina mais colaborativa, mais engajada e mais conectada, mas sem nunca perder a humanidade necessária e inerente à nossa profissão.
Nós, da ACM, estamos honrados em poder estar presentes neste momento e ajudar a fomentar este caminho.
Dra. Ana Carolina Carro
Secretária Geral da ACM
Médica formada pela UNISUL, no campus da Pedra Branca, em 2021
Admissão de Novos Cooperados - Edital 01/2024Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Novos Médicos Cooperados da...
Ler maisA Associação Médica Brasileira (AMB), 20 Federadas e 40 Sociedades de Especialidades Médicas manifestaram na tarde desta quinta-feira (5), apoio...
Ler mais