Gestores estão reunidos em Florianópolis, no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde
Gestores da saúde de mais de 3 mil municípios brasileiros puderam conhecer os resultados da pesquisa inédita da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que resultou no “Mapa de Risco da Saúde de Santa Catarina”. A apresentação do trabalho histórico aconteceu no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que iniciou nesta quinta-feira (16/11), no Centro Sul, em Florianópolis. Os dados foram mostrados pelo presidente da entidade médica, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, em mesa-redonda que abordou “Envelhecimento saudável e doenças crônicas”. Também participaram do debate o Dr. Sandro Rodrigues Batista (membro do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Pesquisa em APS – Atenção Primária à Saúde), a Dra. Lely Gusman (especialista em Epidemiologia da Fundação Universidade Juan N. Corpas da Colômbia), a enfermeira e epidemiologista Francieli Fontana (do Programa Nacional de Imunizações).
“Nós estamos aqui discutindo o futuro da saúde brasileira, que tem apenas uma saída: a prevenção. Está na hora de deixar as nossas ilhas para trabalhar em ecossistema, integrar de fato as ações que buscam prevenir a doença, para a garantir a qualidade de vida da população e a própria sustentabilidade da assistência”. A afirmação foi do presidente da ACM, que defendeu o SUS, mas ressaltou a necessidade de transformações do sistema para manter o cuidado necessário aos pacientes.
O Mapa da Saúde dos Catarinenses, desenvolvido e apresentado pela ACM, foi destacado pelos demais debatedores da mesa-redonda, que falaram da importância de levar o modelo a outros estados e aos municípios brasileiros. A primeira edição do Mapa é de dezembro de 2022 e o segundo resultado deve ser apresentado em dezembro deste ano, possibilitando um acompanhamento dos índices de pontos fortes e fracos para a saúde em Santa Catarina, nas 20 microrregiões pesquisadas em todo estado.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais