O Presidente da Associação Catarinense de Medicina, Aguinel José Bastian Junior inaugurou oficialmente, diante de autoridades e convidados, a primeira Escola de Governança e Cidadania Ativa de Santa Catarina, também a primeira instituição do gênero em sede associativa da categoria médica em todo o país. A solenidade aconteceu sexta-feira, dia 10 de agosto, na sede da ACM, em Florianópolis. Entre os componentes da mesa de autoridades no evento, além do Presidente da ACM, também fizeram uso da palavra os médicos Ademar de Oliveira Paes Junior, Diretor da Escola; Sérgio Junkes, Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses; Danilo Cunha, consultor contratado para implantar a Escola, e o Desembargador João Henrique Blasi, palestrante da noite.
Autoridades: Dr. Cyro Veiga Soncini – presidente do SIMESC representando o presidente da FENAM, Dr. Vicente Pacheco de Oliveira – presidente do CREMESC, Dr. Murillo Ronald Capella – vice-presidente para Região Sul da AMB, Dr. Itamar Bevilacqua coordenador Ensino à Distância da UNISUL, Senhor Danilo Cunha – coordenador geral da ACMEG, Dr. Aguinel José Bastian Junior – presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior – diretor da ACMEG, Dr. Sérgio Luiz Junkes – presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Professora Simone Matos Machado pró-reitora da UFSC representando a reitora Roselane Nekel, Dr. Luis Escada – representando a UNIMED Grande Florianópolis, Tito Alfredo Schmitt – presidente da AEMFLO (CDL São José).
As aulas da primeira turma da Escola iniciam no dia 12 de setembro, com a meta de possibilitar aos profissionais da medicina e de outras áreas aliadas ao projeto o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, princípios da cidadania plena, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros. O curso terá duração anual, com aulas semanais ministradas por educadores de várias universidades, empresas privadas, entidades associativas, órgãos governamentais, organizações de governança estadual, nacional e mundial. A certificação dos cursos será conferida pela ACM, coordenadora e sede das aulas, na capital catarinense.
Para o presidente da ACM, a Escola é de grande importância para Santa Catarina. “A ACM mais uma vez reforça sua história de 75 anos de liderança e abriga um novo instrumento de debate e formação de cidadania”. Já o médico Ademar Paes Júnior destacou a pluralidade de profissões que podem integrar a Escola e as suas linhas de pensamento. “É uma notória preocupação da ACM com a participação ativa, no sentido de melhorar as condições de vida da população em nosso estado”. Danilo Cunha falou sobre a importância da Escola no contexto atual, onde a informação flui de maneira fácil e ágil no mundo virtual, mas mesmo assim há pouca comunicação entre as pessoas no mundo real. “É preciso haver maior participação social nas tomadas de decisão dos governos, para que seja possível construir uma nação melhor”.
Dr. Aguinel Bastian Junior
Presidente da ACM
Não deixe de conferir no link http://www.amc.org.br/portal/?opcao=ver_noticia_imprensa&id_not=1640 a visão da AMC sobre esse projeto, na pessoa de seu Presidente, o Dr. Sérgio Luiz Junkes, que em seu discurso reafirmou os laços construídos com a ACM no projeto da Escola.
Pré-inscrições, preencha o formulário abaixo ou envie e-mail para escolaacm@acm.org.br.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO: RECESSO COLETIVO DO DIA 23/12/24 ATÉ 01/01/25 RETORNO PRESENCIAL EM 06/01/25 PARA DEMANDAS URGENTES ENTRE EM...
Ler maisAdmissão de Novos Cooperados - Edital 01/2024Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Novos Médicos Cooperados da...
Ler mais