No período de um ano a ACM lançou duas edições do Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, cumprindo com a meta de ajudar a planejar o futuro da qualidade de vida em todo estado. A primeira edição da pesquisa foi anunciada em dezembro de 2022 e a versão atualizada dos dados foi lançada nesta quarta-feira (dia 13 de dezembro), na sede da entidade, em Florianópolis, com a presença das principais instituições parceiras da Associação Catarinense de Medicina, unidas pelo propósito de garantir um amanhã mais saudável em todo o estado, por meio da prevenção das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
A apresentação da nova edição da pesquisa foi feita pelo presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, coordenador da ação, que destacou a importância dos inéditos resultados: “A prevenção é a única saída para a saúde. Com essa certeza, o trabalho da ACM visa à mudança de comportamento da sociedade, ao estabelecimento de estratégias para uma nova política de assistência baseada em dados (das redes pública e privada) e ao estímulo para uma vida mais saudável. Assim, vamos poder mexer na causa e não na consequência, que é a doença já instalada”. O dirigente também ressaltou a relevância do Mapa para uma nova saúde e medicina. “Os novos tempos exigem uma atuação integrada, unindo pessoas e iniciativas que não apenas salvem vidas, mas também possibilitem a própria sustentabilidade da assistência da população”.
A 2ª edição está acompanhada de gráficos e informações que permitem analisar a evolução dos dados de um ano para outro. Dessa forma, será possível criar um índice que colabore com os gestores da saúde – pública ou privada, com conhecimento dos principais pontos fortes e fracos de cada região de Santa Catarina.
Dados de todas as regiões
Metas alcançadas
Fotos: Guto Macedo
Admissão de Novos Cooperados - Edital 01/2024Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão de Novos Médicos Cooperados da...
Ler maisA Associação Médica Brasileira (AMB), 20 Federadas e 40 Sociedades de Especialidades Médicas manifestaram na tarde desta quinta-feira (5), apoio...
Ler mais