Presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos em debate sobre a pauta da plenária da AMB.
Reunião do Conselho Deliberativo da AMB (Associação Médica Brasileira), nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, contou com a presença do presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos, em Fortaleza. Na pauta da plenária, um dos destaques foi o amplo apoio manifestado para a criação da Frente Parlamentar da Medicina – FPMed, composta por representantes das entidades médicas, academia de medicina, médicos residentes e parlamentares, com o objetivo de fortalecer a representação da categoria em decisões políticas importantes para a medicina e para a saúde dos brasileiros. A FPMed vai atuar na Câmara de Deputados e no Senado Federal e será de extrema valia para a pactuação da classe médica com os seus representantes políticos no país.
Também foram temas de discussão, as ações em desenvolvimento em defesa da Carreira de Estado para Médico e a luta para a valorização do honorário médico. Destaque ainda para a apresentação das normas referentes ao Titulo de Especialista da AMB, que hoje é o principal balizador da qualidade da assistência médica prestada à população e instrumento relevante para as negociações que visam ao reajuste da remuneração profissional. O debate do tema foi ampliado com a participação do presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que falou sobre aspectos jurídicos da especialidade médica e valorização do título de especialista, com atuação conjunta entre o CFM e a AMB nesta área, alertando para cursos de especializações lato sensu que não conferem ao participante a prerrogativa de atuar como especialista. Além disto, as entidades médicas acordaram estratégias jurídicas unificadas contra atuação de outros profissionais nas áreas privativas do médico.
Por fim, a reunião do Conselho Deliberativo avaliou a proposta do Ministério a Saúde em criar planos de saúde populares. O tema é polêmico e a AMB decidiu aguardar o posicionamento definitivo do grupo que estuda o projeto, para posteriormente se posicionar sobre a questão.
Reunião da AMB discutiu os temas de maior interesse dos médicos na atualidade.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais