Workshop na sede da Associação Catarinense de Medicina deu início à ação promovida pelo Sebrae e a Fundação Certi (UFSC)
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) mais uma vez é o berço de uma ação que promete dar passos importantes no desenvolvimento da medicina e na assistência aos catarinenses. Na manhã desta terça-feira (dia 28 de junho), a sede da entidade médica abriu suas portas para o Workshop “Planejamento do Ecossistema de Inovação em Saúde”, promovido pelo Sebrae e a Fundação Certi (Universidade Federal de Santa Catarina), com a participação da ACM, que vem sendo uma das propulsoras da integração entre saúde e tecnologia nos últimos anos. O evento contou com a presença do secretário da Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, representantes da FIESC (Federação das Indústrias), Unicred Valor Capital, Hospital SOS Cárdio, Hospital Baía Sul, Hospital Caridade e Laboratório Sabin, entre outros serviços de saúde da Grande Florianópolis, que demonstraram seu apoio à iniciativa.
O workshop teve como coordenadores o economista Marcus Dias, da Certi, e o gerente do Sebrae da Regional Grande Florianópolis, Wanderley Andrade. As metas do debate foram reconhecer e enfrentar os desafios para os avanços indispensáveis no ecossistema da saúde, fazendo da tecnologia no setor um benefício a um número cada vez maior de catarinenses. Nesse sentido, a busca por soluções integradas e não conflitantes, o mapeamento de oportunidades para a inovação e a construção de pontes entre o setor produtivo e a tecnologia foram as prioridades elencadas pelos participantes. Os presentes também destacaram como necessidades e anseios o estímulo à inovação e ao empreendedorismo na saúde, o compartilhamento de inteligências, a automação eficiente, a organização dos processos, a gestão dos custos assistenciais e o georreferenciamento dos serviços, entre outros.
O presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, ressaltou que saúde e desenvolvimento econômico-social andam lado a lado, relembrando o crescimento do setor no PIB nacional. Além disso, afirmou que é essencial ter uma visão real do ecossistema e da cadeia de valor da saúde, para poder planejar novos e assertivos passos. “Existe o SUS (Sistema Único de Saúde), a saúde suplementar, os intermediadores de serviços, os prestadores, os financiadores e os profissionais da saúde, que sempre devem colocar o paciente no centro do cuidado. A compreensão de todos esses atores e do cenário geral é muito importante, para que a inovação se adapte à realidade local e todos alinhem suas expectativas”.
Agradecendo a presença de todos e parabenizando os coordenadores pela realização do workshop, o presidente da entidade médica reafirmou o protagonismo da ACM na união entre saúde e tecnologia e se colocou à disposição para as novas etapas dessa relevante ação.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais