No desafio de municiar os hospitais catarinenses com respiradores para o enfrentamento da fase aguda do novo coronavírus e ampliação dos casos com complicações respiratórias da Covid-19, a força-tarefa realizada entre a ACM, a FIESC e o SENAI-SC tem uma ação especial para consertar equipamentos inativos por defeitos, que estão parados por falta de uso nas unidades hospitalares. À frente desse destacado trabalho está a equipe do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI), com sede em Joinville, que atualmente vem fazendo reparos em 17 respiradores da rede pública estadual. Cinco estão prontos para a entrega à Secretaria de Estado da Saúde e já poderão ajudar a salvar vidas de catarinenses.
Alceri Schlotefeldt, gerente de Inovação do ISI e coordenador da ação estadual destaca que a ACM foi a responsável pela articulação que possibilitou o importante mapeamento dos respiradores que precisavam de conserto, primeiro na rede pública e, num segundo momento, também dos equipamentos inativos na rede de convênios e privada de saúde. “A rede Senai tem um potencial tecnológico muito grande. Nossa projeção é de que entre 50% e 70% dos equipamentos possam ser recuperados para uso das unidades hospitalares”, prevê o gerente.
Para isso, o trabalho conta com 12 profissionais do mais alto gabarito tecnológico, entre engenheiros e pesquisadores do SENAI e de outras empresas. Eles atuam na logística interna e na manutenção propriamente dita. O protocolo criado para o serviço passa por várias etapas, que envolvem o recebimento, desinfecção, cadastramento, triagem, manutenção, calibração e a entrega ao local de origem. A busca e a entrega dos respiradores são realizadas por outros parceiros na mesma ação, entre eles, a Defesa Civil do Estado.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais