Udesc informou que trabalha tecnicamente para criação do curso.
SDR disse que governo do estado é favorável à implantação.
Uma audiência pública realizada na noite de quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Lages, na Serra de Santa Catarina, discutiu a viabilidade da instalação do curso de Medicina na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Para a implantação, é preciso o apoio financeiro do governo do estado (veja o vídeo).
A Udesc de Lages informou que está trabalhando tecnicamente para a criação do curso. Atualmente, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) oferece os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, além das engenharias Ambiental e Florestal.
“A maioria dos laboratórios básicos já temos aqui no CAV. É só uma questão de adequação de horários e alguma coisa de equipamentos específicos que tem que melhorar. Por isso, precisa de algum investimento”, disse o diretor do Centro, Cleimon Dias. Ele afirma que a rede hospitalar pública da região poderia dar abrigo a parte prática do curso.
Alguns alunos do CAV são contra a proposta. “Eu creio que com a vinda desse curso vai dividir os investimentos necessários. Os cursos já existentes aqui não tem a estrutura suficiente”, comentou o estudante Alberto Rampazzo.
O diretor do CAV reconhece as deficiências, mas ameniza as críticas. “É lógico que nós temos deficiências como toda instituição, mas se comparado com qualquer outro curso com outras universidades, a gente sabe que tem alguns dos melhores cursos do país”, declarou.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em Lages informou que o governo do estado é favorável à implantação do curso. O órgão explicou que um projeto deve ser encaminhado para apreciação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), já que a implantação de um curso de graduação depende de orçamento.
De acordo com o diretor do CAV, assim que houver uma garantia do governo, o projeto estará pronto em seis meses.
Fonte: G1/ SC
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais