Recentemente, o Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado em São Paulo, considerou o Exame de residência Médica, realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul – Amrigs, como a mais tradicional avaliação médica do Brasil.
É uma prova que, há 40 anos, avalia o conhecimento médico do formando em medicina ou serve de autoavaliação para o médico já em atividade. O conteúdo do teste é composto pelas áreas de conhecimento básico que todo o profissional da medicina deve conhecer. A tônica desta prova é o enfoque de situações clínicas com as quais ele vai lidar na sua prática diária atendendo, por exemplo, em um posto de saúde. Desta forma, a missão da prova está relacionada com a função social do profissional da Medicina.
Em 2013, mais de 2000 mil médicos realizaram o Exame nas diversas cidades do Rio Grande do Sul que contam com Faculdades de Medicina. Em uma pesquisa de satisfação realizada, foi constatada a indicação dos níveis muito bom e ótimo em mais de 90% dos candidatos que realizaram a prova. Há quase 30 anos, este Exame serve como base de seleção para os candidatos aos diversos programas de Residência Médica do Estado sendo, portanto, a base de formação para várias especialidades médicas. É uma verdadeira marca registrada de avaliação do conhecimento de todos os profissionais que atuam na medicina no Estado. “Nestes tempos em que a discussão sobre mais médicos ganha um espaço muito grande, seguimos tendo como foco, não o número, mas a qualidade do profissional que atende à população”.
Neste sentido, o Exame gera informações preciosas como a média geral de acerto dos candidatos, bem como a média de acertos em cada área de conhecimento médico. Estes dados podem servir de base para que os cursos de medicina conheçam, com grande fidelidade, como está o aproveitamento de seus alunos. Também pode indicar mudanças eventuais de estratégias de ensino no sentido de promover a melhora deste aproveitamento. O ano de 2013 foi histórico para o Exame Amrigs. Neste ano, realizamos, em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a prova em diversas cidades de Santa Catarina. Mais de 1000 candidatos participaram da prova e os números foram também muito animadores. Na pesquisa de satisfação realizada, constatamos que, assim como no RS, o índice de satisfação por parte dos candidatos foi de 94% comprovando que a experiência da entidade na realização desta prova está consolidada.
Mais do que número de médicos, a qualificação da medicina é fundamental para que possamos exercer de forma plena a nossa profissão. A sociedade precisa contar com bons médicos, que tenham uma alta capacidade de resolução dos problemas de saúde mais recorrentes e que saibam reconhecer e conduzir inclusive as situações mais complexas. Este talvez seja o maior legado que uma instituição como a nossa possa conferir à sociedade: a formação médica qualificada.
* Antonio Carlos Weston
Diretor Científico da Amrigs
Fonte: Jornal Agora
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais