fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Brasileiro entra na lista dos candidatos ao Nobel de Medicina.
Notícias

Brasileiro entra na lista dos candidatos ao Nobel de Medicina.

Premio_Nobel
O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, César Victora se tornou o primeiro brasileiro a receber o prêmio Gairdner de Saúde Pública, um dos mais importantes do mundo. O pesquisador na área da pediatra e epidemiologia teve o trabalho reconhecido pelo impacto na saúde materno-infantil e na nutrição de nações pobres e em desenvolvimento. Graças às pesquisas desenvolvidas por ele, na década de 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reviram as recomendações sobre aleitamento exclusivo até os seis meses de vida.
O médico integra o grupo de sete cientistas que receberam, este ano, o Prêmio Gairdner. Ganhadores desse título são considerados como potenciais candidatos à indicação para o Prêmio Nobel. Victora recebeu o prêmio na categoria Saúde Global, concedido àqueles que, com suas pesquisas, contribuem de forma positiva para a saúde de países em desenvolvimento.
Na década de 1980, seu trabalho foi o primeiro a mostrar que a amamentação exclusiva, ou seja, sem oferta de águas ou chás para bebês, ajudava a reduzir a morte dos bebês no primeiro período da vida. De acordo com estudo, esse cuidado reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias.
Modesto, o médico se disse surpreso com a premiação. “Fiquei muito satisfeito e surpreso. É um prêmio muito importante na área de saúde global, inclui pessoas que descobriram o ebola, a Aids…”, enumera.
Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Luciana Rodrigues Silva, trata-se de uma conquista histórica para a medicina do país. “César Victora é um dos maiores pesquisadores brasileiros e tem contemplado a comunidade científica com belíssimos trabalhos com foco na atenção à infância. Seu esforço, agora reconhecido, tem sido fundamental para a prevenção de doenças e a melhoria das condições de saúde nos países em desenvolvimento”.
Fonte: Agência Estado e Diários Associados.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter