A Frente Parlamentar de Saúde (FPS) vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, na próxima terça-feira (26), às 17 horas. No encontro, a bancada da Saúde vai reafirmar a necessidade de instalação de uma Comissão Especial para analisar os projetos de lei 123/2012 e 124/1012, dos deputados Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Eleuses Paiva (DEM-SP), respectivamente, que obrigam a União a investir o equivalente a 10% de suas receitas correntes brutas para financiar as ações e os serviços públicos de saúde.
A ampliação de recursos federais para o setor é um pleito de todos os movimentos sociais, incluindo os Estados e municípios, que têm investido, em sua maioria, mais do que o previsto pela Lei. A expectativa é que o presidente da Câmara assuma o compromisso de priorizar a Saúde, adotando uma postura de independência e autonomia sobre o assunto. A criação da Comissão Especial também terá o objetivo de receber o projeto de iniciativa popular que ainda está colhendo assinaturas dos cidadãos brasileiros, exigindo que a União invista em Saúde 10% de suas receitas correntes brutas.
O projeto, que foi lançado há um ano, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional de Medicina (ANM) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já conta com mais de 700 mil assinaturas e deve chegar ao mínimo necessário de 1,5 milhão de participações até abril, quando a proposta deve ser entregue à Câmara.
Fonte: Informativo Política & Poder
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais