Quais os desafios do trabalho médico na atualidade, nas redes pública e privada? O questionamento foi tema da mesa de debates sobre “Carreira Médica”, ocorrida no Fórum de Ética do Conselho Regional de Medicina, no dia 09 de agosto, em Florianópolis. O assunto foi abordado pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, e pelo presidente do Sindicato dos Médicos (Simesc), Cyro Soncini.
O dirigente da ACM destacou as transformações que a medicina vêm vivenciando nos últimos anos, diante dos avanços da tecnologia, dos serviços de saúde e da indispensável profissionalização da gestão dos estabelecimentos que prestam serviços médico-hospitalares. “É fundamental que os médicos estejam atentos e acompanhem essa evolução, para que possam exercer sua atividade. Saúde faz parte do desenvolvimento econômico e social, já representando mais de 9% do PIB no Brasil, com uma previsão de alcançar 18% até o ano de 2030. Certamente isso exige que o médico também desenvolva novas habilidades, como liderança, conhecimento em tecnologia e gestão”.
Já o dirigente do Simesc reforçou a luta pela Carreira de Estado para Médicos, que envolve todas as entidades representativas da profissão, em todas as esferas. Porém, ressaltou que o momento é de defender sobretudo o programa “Médicos pelo Brasil”, para que os avanços dessa ação não sejam prejudicados por emendas que alterem o texto da medida provisória que seja ainda aprovada pelo Congresso Nacional. “Depois de muito tempo, voltamos a ter um governo que nos escuta e precisamos apoiar as medidas que efetivamente defendem os médicos e a população brasileira”.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais