Foi concluída nesta terça-feira, dia 16 de agosto, a redação da CARTA DE FLORIANÓPOLIS, documento que relata os resultados do XIX FEMESC – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina.
XIX FEMESC
Carta de Florianópolis
O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) apresenta aos médicos catarinenses e à sociedade de todo o Estado as deliberações do XIX Fórum das Entidades Médicas (FEMESC), realizado na cidade de Florianópolis nos dias 01 e 02 de julho de 2016. Após debates que tiveram como destaque “O mercado de trabalho do médico”, os médicos e as representações das categorias assumem os seguintes compromissos:
• Alertar a sociedade sobre os riscos inerentes ao desempenho de atividades própria de médicos- com formação comprovada e registrada no CREMESC, por profissional sem formação específica.
• Ampliar a divulgação na mídia social sobre as medidas que as entidades médicas, especialmente o Conselho Federal de Medicina (CFM), estão tomando contra os profissionais não médicos que têm desrespeitado a Lei do Ato Médico, como forma de buscar inibir os abusos.
• Adotar por meio das entidades médicas, medidas judiciais contra representantes regionais dos conselhos de profissões da área da saúde que colocam os pacientes em risco e “ameaçam” as atribuições da profissão do médico.
• Destacar nos veículos de comunicação das entidades as recomendações sobre as melhores formas de contratação de médico tanto no mercado público como privado e os riscos da “pejotização”.
• Buscar a introdução do tema “mercado de trabalho” na grade curricular dos cursos de medicina.
• Intensificar contato das entidades médicas com os graduandos de medicina.
• Estimular trabalho em conjunto das entidades nacionais em prol dos interesses da categoria.
• Seguir na luta pela implantação da Carreira de Estado, Piso Nacional do Médico e concurso público para serviço público.
LUTAS PERMANENTES:
– Carreira de Estado
– Contratos respeitando os direitos trabalhistas
– Financiamento adequado e gestão responsável na assistência à saúde.
– Fortalecimento das entidades médicas em defesa da categoria e da saúde
– Qualificação das escolas de formação médica.
– Residência médica de qualidade.
– Revalidação do diploma para formados no exterior
Os médicos reforçam que são contra qualquer tipo de corrupção.
Pela punição de corruptos e corruptores, em todas as instâncias da vida nacional!
As deliberações registradas na Carta de Florianópolis serão disseminadas à categoria médica de todo o Brasil através das entidades nacionais: Conselho Federal de Medicina, Federação Médica Brasileira e Associação Médica Brasileira.
Por voto da sessão plenária, o XX Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina será realizado na cidade de Blumenau, em 2017.
Florianópolis
02 de julho de 2016
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais