fbpx
Notícias

COSEMESC: Boletim Digital nº 73

01 de abril de 2015
COSEMESC encaminha pedido de audiência à Secretaria da Fazenda para reiniciar trabalhos de adoção do Piso Fenam
A coordenação do COSEMESC protocolou pedido de audiência junto ao Secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, com o intuito de retomar com urgência a conversação para o reajuste na remuneração dos médicos servidores públicos com base no Piso Nacional FENAM (Federação Nacional dos Médicos), implantada de maneira progressiva, já a partir de 2015, conforme compromisso do governador Raimundo Colombo, desde o seu primeiro mandato junto ao Executivo Estadual. A negociação da pauta médica foi suspensa nos primeiros meses do ano depois da nova posse do Governo do Estado e seu novo secretariado, para os devidos ajustes de gestão. Após essa interrupção temporária, as entidades médicas cobram a retomada do diálogo, para o atendimento das necessárias ações de valorização do trabalho dos médicos do Estado.
Também foi encaminhado pelo COSEMESC, neste mês de março, pedido de audiência junto à Secretaria de Estado da Administração, também com o objetivo de retomar com urgência o cumprimento de acordo firmado em 2012, referente aos valores de pagamento dos médicos que atendem no plano SC Saúde, que não está sendo cumprido pelo Governo do Estado.
A negociação da pauta médica foi suspensa nos primeiros meses do ano depois da nova posse do Governo do Estado e seu novo secretariado, para os devidos ajustes de gestão. Após essa interrupção temporária, as entidades médicas cobram a retomada do diálogo, para o atendimento das necessárias ações de valorização do trabalho dos médicos do Estado.
Entidades Médicas unem-se aos deputados da categoria nas lutas pela saúde catarinense
O COSEMESC reuniu os médicos eleitos deputados estaduais para uma reunião na noite de 18 de março, nas sedes do Cremesc e da ACM. Atualmente o legislativo catarinense tem uma das maiores bancadas médicas dos últimos anos, com a representação dos deputados Vicente Caropreso, Serafim Venzon, Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja e Antonio Aguiar. O coordenador do Cosemesc e presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos apresentou as principais preocupações da categoria frente aos desafios da saúde no estado, assim como as reivindicações de melhorias na remuneração e condições de trabalho dos médicos servidores públicos.
Como resposta ao chamamento feito pela classe, os deputados afirmaram que têm seus gabinetes abertos para as entidades médicas, para o apoio nas ações que visem à melhoria da saúde e a defesa da medicina. Nesse sentido, deverá ser desenvolvida uma agenda legislativa propositiva unindo as representações da classe e os legisladores.
Entre as iniciativas anunciadas pelos deputados durante o encontro destaca-se a redação de emenda constitucional assinada pelos cinco médicos na Assembleia Legislativa, propondo a ampliação de 12 para 15% no percentual mínimo do orçamento a ser destinado à Saúde pelos Estados. Além disso, a meta dos parlamentares médicos é voltar a pressionar o governo federal para a aplicação de 10% do orçamento da União na assistência médico-hospitalar dos brasileiros, o que deverá acontecer através da retomada da campanha “Saúde + 10”.
Outras solicitações foram apresentadas durante a reunião, que representou um importante passo na união de forças pela medicina catarinense. Participaram do encontro os presidentes e diretores das entidades que integram o COSEMESC (ACM, CREMESC, SIMESC e ACAMESC) e os dirigentes das Cooperativas Unimed e Unicred. Entre os deputados médicos, apenas Antonio Aguiar não pôde comparecer.
Cosemesc
União de médicos dirigentes das representações da categoria e deputados estaduais: Serafim Venzon, Rafael Klee de Vasconcellos (presidente ACM), Tanaro Pereira Bez (presidente CREMESC), Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja, Rodrigo d’Eça Neves (presidente ACAMESC), Cyro Soncini (presidente SIMESC) e Vicente Caropreso.
VEM AÍ O XVIII FEMESC
Rio do Sul vai ser a sede do XVIII FEMESC – Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina, nos dias 19 e 20 de junho. Os dirigentes da ACM, CREMESC, SIMESC e ACAMESC já estão elaborando a programação para integrar os profissionais da medicina no seu maior evento de debates e de luta em defesa da categoria.
CONSELHO SUPERIOR DAS ENTIDADES MÉDICAS DE SANTA CATARINA – COSEMESC
ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina – bethribeiro@acm.org.br
ACM – Associação Catarinense de Medicina – acm@acm.org.br
CREMESC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina – cremesc@cremesc.org.br
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – simesc@simesc.org.br
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense – simersulce@gmail.com
Acesse o Boletim Online, clique aqui.
Jornalista responsável: Lena Obst

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter