As entidades médicas catarinenses receberam a visita de Angela Amin e Rodolfo Pinto da Luz, candidatos a prefeita e vice-prefeito de Florianópolis nas eleições municipais do próximo mês de outubro. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (dia 8 de agosto), na sede do Simesc (Sindicato dos Médicos), com a apresentação das principais reivindicações da categoria para a saúde da capital e questionamentos sobre o plano de ação dos candidatos para a assistência da população. Durante a reunião o Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina) entregou aos postulantes à Prefeitura um documento com as principais preocupações em relação à saúde e ao SUS no município. Da mesma forma, as lideranças médicas receberam um diagnóstico do setor elaborado pelos candidatos através de ideias e pedidos colhidos em reuniões de bairros junto às comunidades da cidade.
O presidente e o diretor de Defesa Profissional da ACM (Associação Catarinense e Medicina), Rafael Klee de Vasconcellos e André Mendes Arent participaram do encontro, mediado pelo atual coordenador do Cosemesc e presidente do Sindicato dos Médicos, Vânio Lisboa. Também estiveram presentes o presidente do Cremesc (Conselho Regional de Medicina), Antonio Sbissa, diretores das entidades da categoria e médicos que atuam na rede municipal (UPAS e unidades básicas de atendimento).
Canal de comunicação e de debate
“Eu não vim aqui propor fórmulas mágicas para a saúde, porque elas efetivamente não existem. Eu estou aqui conversando com as entidades médicas para unir forças em defesa da assistência da população da capital catarinense”.
Angela Amin
Candidata à Prefeita de Florianópolis
“Construir soluções para a saúde passa pelo debate com aqueles que atuam no setor. A gestão pública é feita com recursos, mas também com corresponsabilidades, para poder avançar de forma gradativa na realização das melhorias necessárias”.
Rodolfo Pinto da Luz
Candidata a Vice-Prefeito de Florianópolis
“O mais importante no momento é estabelecer um canal de comunicação entre os candidatos à Prefeitura e as entidades médicas, para que possam construir uma proposta que contemple de fato as necessidades reais da população, valorizando os profissionais à frente do atendimento”.
Rafael Klee de Vasconcellos
Presidente da ACM
“O encontro é importante na medida em que ele mostra que as entidades médicas estão abertas a ajudar a construir uma política de saúde e de futuro para a população da capital catarinense”.
André Mendes Arent
Diretor de Defesa Profissional da ACM
“Muitos conceitos precisam ser repensados na saúde diante da nova realidade e o debate é parte fundamental desta transformação. Nesse sentido, é de grande importância receber os candidatos para uma troca de ideias e propostas sobre o que é preciso e o que é possível fazer na busca das melhorias ao setor”.
Vânio Lisboa
Presidente do COSEMESC e do SIMESC
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais