“Ética na Política” é o tema escolhido para a primeira aula de 2013 da Escola de Governança e Cidadania Ativa – ACMEG, que acontecerá no próximo dia 4 de março, às 19h30min, na sede da Associação Catarinense de Medicina – ACM, em Florianópolis. Para ministrar tema de tamanha relevância foi convidado o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, juiz Sérgio Junkes, que promete estimular a participação dos alunos num dos mais importantes debates da sociedade brasileira na atualidade. “Os brasileiros têm deixado sinais claros de que não toleram mais a corrupção, que os homens públicos eleitos pelos seus votos devem dar respostas aos anseios sociais. Vivemos um momento ímpar na política e na ética, com denúncias das mais diversas, que geram discussões cada vez mais amplas. É chegada a hora da transformação”.
Essa visão sobre o debate como instrumento de mudança é um dos alicerces da Escola e Governança e Cidadania Ativa, criada pela ACM no ano de 2012, em parceria com a AMC e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). “A proposta da Escola é fundamental para que possamos rediscutir o papel da cidadania e do cidadão. Disseminar esse exercício já é, sem dúvida, uma vitória para a sociedade”, afirma o juiz Sérgio Junkes. A AMC congrega hoje 730 associados, entre juízes e desembargadores de Santa Catarina (ativos, inativos e pensionistas). A instituição tem 51 anos de idade e tem como metas defender os seus associados e garantir que a sociedade catarinense seja assistida de maneira qualificada pelos serviços de justiça no estado.
O ministrante da aula de abertura das atividades da ACMEG ingressou na magistratura em 1998 e já atuou nas comarcas de Canoinhas, Lebon Régis, Campos Novos, Concórdia, Blumenau e Joinville. Atualmente, exerce suas funções na 2ª Vara Criminal da comarca da Capital. É doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), especialista em Direito Processual Civil e graduado pela Associação Catarinense de Ensino de Joinville. Foi também 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, coordenador regional da AMC por quatro vezes, coordenador de extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) por duas vezes e representante da AMC na Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Novas aulas já programadas
-Dia 18/03 – Direitos Humanos e Ética na Justiça Social – Magistrado João Marcos Busch.
-Dia 01/04 – A condição da Mulher no século XXI – Jornalista Viviane Beviláqua e Médica Concetta Esposito.
-Dia 15/04 – Mediação: Instrumento de Qualificação da Gestão – Presidente da ACM, Aguinel José Bastian Junior.
Formatura da 1ª Turma da ACMEC
-Dia 26 de abril de 2013.
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais