Presidente da ACM foi o moderador do painel sobre “O que queremos para o médico em Santa Catarina?”, que reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Executivo e do Legislativo estadual
“Para tratar das questões da assistência à saúde, é preciso fazer a interlocução e ouvir os médicos, que conhecem profundamente a realidade do setor e têm muito a contribuir para as melhorias indispensáveis no atendimento da população”. As palavras do presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, reafirmaram as metas da 23ª edição do FEMESC – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina, que teve o foco na valorização do trabalho médico. Realizado no dia 01 de julho, o evento teve seu principal painel moderado pelo dirigente da ACM, na busca de respostas ao importante questionamento: “O que queremos para os médicos de Santa Catarina? ”. Para tratar do tema, a mesa de debates teve a participação do Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, do Dr. Vicente Caropreso, médico e deputado estadual, e de Alexandre Lencina Fagundes, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, numa mesa presidida pelo Dr. Licínio Argeu Alcântara, presidente do SIMERSUL – Sindicato dos Médicos do Sul de SC, com importantes informações que deverão compor a Carta do FEMESC, com os compromissos resultantes do Fórum.
Depois de dois anos sem acontecer, o FEMESC reuniu médicos no auditório do CRM-SC – Conselho Regional de Medicina e de maneira online, com temas que incluíram especialmente a defesa da Carreira de Estado para Médicos, as condições de trabalho e de remuneração dos profissionais, a insegurança nos contratos, as escolas de medicina, a distribuição geográfica dos médicos nos mapas do país e do estado, os programas federais para os profissionais de todo o país e os compromissos da Secretaria de Estado da Saúde no presente e para o futuro. Complementando as discussões, o painel sobre a “Realidade do Médico Catarinense hoje” reuniu como debatedores a Dra. Lisiane Anzanello, presidente do Sindicato dos Médicos da Regional Blumenau, a Dra. Vânia Bícego, médica fiscal do CRM-SC, e o Dr. Edevard José de Araujo, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. A presidência dessa mesa ficou sob a responsabilidade do Dr. Leopoldo Back, Secretário Geral do SIMESC – Sindicato dos Médicos, contando com a moderação do Dr. Jorge Abi Saab Neto – presidente da ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina.
Também fez parte da programação do FEMESC a palestra de abertura, ministrada pelo Dr. Anastácio Kotzias Neto – conselheiro de Santa Catarina no CFM – Conselho Federal de Medicina, que falou sobre as projeções do futuro dos médicos. Além disso, o Fórum foi palco para a posse da nova coordenação do COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina, que passou do Dr. Eduardo Porto Ribeiro, presidente do CRM-SC, para as mãos do Dr. Cyro Veiga Soncini, presidente do SIMESC, na cerimônia representado pelo Dr. Leopoldo Alberto Back, secretário geral da entidade.
Por meio do seu representando junto à campanha, Dr. João Ghizzo Filho, a Associação Catarinense de Medicina elaborou documento para apoiar...
Ler mais