Prefeitura de Florianópolis cria cargos de Diretor Técnico e Clínico para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Norte e Sul da Ilha. A decisão é elogiada pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) que deseja levar a norma para todos os municípios catarinenses.
O Diretor Técnico da Prefeitura de Florianópolis, Dr. Iberê, afirma que, pelo número de Postos de Saúde sob sua responsabilidade, está sendo estudada a possibilidade de divisão por regiões com novos diretores técnicos para grupos de unidades básicas.
A iniciativa da Capital deve servir de exemplo para que outras cidades de Santa Catarina, que dispõem de estrutura semelhante, também criem os cargos em suas unidades. É importante salientar que o cargo de diretor técnico é uma imposição legal em vigor desde 1932 e o estabelecimento público ou privado de qualquer porte, sem diretor técnico, fica sujeito a sanções legais.
Durante uma reunião, na última terça-feira, que teve a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e membros do Cremesc, foi debatida a importância dos Diretores Técnicos e Clínicos em unidades de saúde. Compareceram ao encontro os Drs. Iberê do Nascimento, Miguel Angelo Acceta e Clóvis Sampaio, representando a Secretaria. Eles foram recebidos pelo presidente do Cremesc, Dr. Vicente Pacheco Oliveira, pelos conselheiros Dr. Juliano Pereima De Oliveira Pinto, Dr. Paulo Cesar De Oliveira e o assessor jurídico do Cremesc Dr. Irineu Ramos Filho.
“O Conselho quer estar próximo aos Diretores Técnicos, quer mostrar a importância que este profissional”, afirmou Dr. Vicente.
A reunião foi o primeiro passo para esta aproximação. A intenção é fazer encontros com os Diretores Técnicos e Clínicos e, durante estes eventos, orientar e esclarecer o médico sobre suas funções e responsabilidades.
Iberê do Nascimento, diretor de Média Complexidade, Serviços Especias e Ações Regionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis, apoiou a ideia e se comprometeu a agendar os encontros.
“Esta aproximação trará benefício aos médicos e à população”, defendeu.
Fonte: CREMESC
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais