Com expressiva presença de representantes de entidades médicas, autoridades e lideranças políticas e comunitárias, além da esposa Regina Campos e familiares, uma sessão especial da Assembléia Legislativa homenageou na noite de terça-feira , 13, ontem, a memória e o legado do médico-cirurgião , Ernesto Francisco Damerau, falecido dia 19 de setembro último, aos 83 anos de idade , em Florianópolis.
A iniciativa foi do deputado e médico Serafim Venzon líder da bancada do PSDB, com o apoio dos demais parlamentares da “bancada médica” – Antonio Aguiar, Dalmo Claro, Fernando Coruja, do PMDB e Vicente Caropreso, PSDB. A homenagem também oportunizou um reencontro de diversas gerações médicas que o cirurgião Ernesto Damerau ajudou a formar em seus 58 anos de profissão, grande parte exercida como professor e pioneiro na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e longa atuação no Hospital de Caridade de Florianópolis.
“Foi uma referência em Santa Catarina e no Brasil como médico , cirurgião e professor pela competência profissional e pelo tratamento humanista que dispensava aos pacientes”, resumiu o deputado Serafim Venzon, também ex-aluno do Dr. Damerau .
Ao receber uma placa do Poder Legislativo, em reconhecimento a história de ensinamentos e dedicação do seu pai, Leonora Damerau falou em nome da família sobre a alegria de compartilhar com a sociedade os feitos do pai em prol dos catarinenses. Segundo ela, sua partida aos 83 anos de idade deixa saudade, mas também a certeza de dever cumprido. “Neste momento onde vemos uma crise instalada tanto no meio político, econômico e social, constatamos, a partir do legado deixando por ele, a importância de que exista seres humanos que tenham uma postura moral, ética e verdadeira para esta entrega a sua vocação.”
Trajetória
Ernesto Francisco Damerau registrou seu nome no Centro de Pequenas Cirurgias da Policlínica Municipal do Continente, em Florianópolis, cidade onde exerceu suas atividades. Com uma atuação de destaque ao longo da sua carreira recebeu inúmeras homenagens, como médico, cidadão e professor. Entre as premiações recebidas, a Medalha Emilio Blum, distinção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis dirigida a personalidades da Capital. Também recebeu “o Bisturi de Cristal”, da Academia Mundial de Medicina, de Salzburg (Áustria), em sessão conjunta com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e em 23 de maio de 2014 foi alçado a categoria de membro emérito da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.
Além de sua prática médica, o cirurgião também atuou de forma dinâmica junto a entidades de sua categoria. Fez parte da diretoria da Associação Catarinense de Medicina (ACM) em três gestões, integrou a diretoria do Sindicato dos Médicos (Simesc) e foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Cremesc) por mais de 10 anos. Também foi um dos fundadores da Unimed de Florianópolis e membro do Conselho da Reitoria da Universidade Federal de SC (UFSC).
FOTO: Esposa Regina Campos e familares do Dr. Ernesto Damerau recebem a homenagem da Assembleia Legislativa em sessão especial por meio da bancada médica : deputados Serafim Venzon, Vicente Caropreso, Antonio Aguiar e Dalmo Claro.
Jornalista Carlos Mello (carlosc.mello@uol.com.br)
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais