A partir da próxima terça-feira, 1º de julho, o Hospital Santa Isabel deixará de oferecer atendimento pediátrico no setor de urgência e emergência. Os atendimentos serão transferidos para o Hospital Santo Antônio, conforme nota divulgada nesta terça-feira pelas duas instituições e pela Secretaria Municipal de Saúde. Em uma entrevista coletiva prevista para quarta-feira, os detalhes da transferência dos serviços serão esclarecidos à população.
Segundo o comunicado, todos os atendimentos pediátricos do Santa Isabel serão transferidos integralmente para o Santo Antônio como estratégia para minimizar a carência de médicos especialistas em pediatria. O problema, enfrentado pelas redes de saúde de quase todos os municípios da região, costuma sobrecarregar os prontos-socorros dos dois hospitais. Em março deste ano, reportagem publicada pelo Santa demonstrou que o atendimento pediátrico oferecido pelo Santa Isabel já era limitado, e que por isso a maioria dos pais não buscava atendimento lá.
Os responsáveis pela mudança, conforme a nota, “esperam com esta medida oferecer um serviço de saúde pediátrico mais adequado à população, salientando que os casos de atendimentos ambulatoriais, devem ser direcionados à rede de atenção básica do município (Postos de Saúde)”. O Santo Antônio foi escolhido por ser referência no atendimento pediátrico, dispor de UTI Neonatal e Pediátrica e ser credenciado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todos os casos de emergência envolvendo criança serão encaminhados à casa de saúde da rua Itajaí, incluindo particulares, convênios, seguros e SUS. Em breve, segundo o plano divulgado, os pediatras devem ser desligados do Santa Isabel e incorporados ao Santo Antônio.
A situação será detalhada pelos hospitais e pela Secretaria de Saúde às 9h de quarta na sala de reuniões do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio. A reportagem do Santa buscou informações com as duas casas de saúde, mas eles informaram que só se manifestarão durante a coletiva de imprensa.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais