fbpx
Notícias

Humanização e empatia no trato com o paciente

SEU MÉDICO, SEU PARCEIRO.
Dra. Hayde
Compromisso com o paciente, disciplina, conhecimento, honestidade, confidencialidade, amabilidade e qualidade no atendimento. A lista dos destacados atributos para exercer a medicina é feita pela homeopata Haydê Haviaras, que trabalha na especialidade há 20 anos, no seu consultório e no serviço voluntário que presta junto ao Hospital Universitário, além de se dedicar à coordenação da especialização em Homeopatia da Fundação Homeopática Benoit Mure. Em março deste ano, a ex-presidente da Associação Médica Homeopática de Santa Catarina (por dois mandatos) recebeu uma merecida homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis: a Medalha Francisco Dias Velho, em reconhecimento por sua contribuição à sociedade catarinense.
Formada na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 1975, a médica fez especialização em Pediatria pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, e depois se especializou em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática de Santa Catarina. Para ela, o resgate da humanização da medicina é fundamental e depende de uma receita simples. “O médico precisa sair do pedestal do conhecimento, da superioridade, e se colocar do outro lado da mesa, sem preconceito. Precisa ter humildade e verdadeira empatia com seu paciente”. Com esse pensamento, Haydê Haviaras conta que acorda todos os dias com vontade de trabalhar, de escutar o que o paciente diz e fazer um completo diagnóstico clínico. “A medicina na atualidade virou uma fábrica de exames. A clínica deveria ser soberana. Em Homeopatia ainda existe uma coisa mais importante, que é o sentir do doente e como ele vive sua doença”.
A médica ainda lembra a indispensável parceria que a Associação Catarinense de Medicina tem com a categoria, no apoio às atividades de aprimoramento dos profissionais nas suas especialidades. “Destaco, sobretudo, a importância da participação dos médicos recém-formados junto à entidade associativa, para que ela possa continuar forte e crescendo”.
Parabéns Dra. Haydê Haviaras, médica parceira dos catarinenses!
Voto pela Saúde
Diante do processo eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, neste domingo (dia 2 de outubro), a ACM se manifesta em defesa do exercício do direito democrático ao voto com consciência. Saúde, educação, segurança, mobilidade, proteção ao meio ambiente são, entre outros, temas que preocupam cidadãos catarinenses e brasileiros, e que sempre estão nas promessas daqueles que disputam o pleito, sem que efetivamente as soluções apareçam.
Valorize seu voto analisando com cuidado as propostas dos candidatos
para que possam ser cobradas no futuro.
Vote por uma saúde de qualidade e em defesa da medicina brasileira, em oposição aos grandes prejuízos causados pelas atitudes eleitoreiras dos últimos anos.
Chega de desrespeito à população e à saúde pública da Nação.
ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA
Acesse na íntegra, clicando aqui.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE – NOTÍCIAS (01 e 02/10/16)

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Presidente da ACM participa de podcast sobre inovação na saúde catarinense

Dr. André Sobierajski dos Santos foi convidado do programa PanTech, no estúdio da Rádio Jovem Pan Participantes do debate: Dr. Murillo...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter