O encontro da Comissão Intergestores Tripartite, sediado mensalmente pelo escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, em Brasília, ocorrido na última semana, contou com a presença do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Na reunião, que integra autoridades de saúde municipais, estaduais e federais, Tedros reiterou a importância da cobertura de saúde universal não só para que as populações tenham acesso ao seu direito básico à saúde, mas também como forma de promover o desenvolvimento dos países. “Investimentos no setor de saúde não são apenas investimentos no setor de saúde. São investimentos para o crescimento econômico e para um futuro mais justo e próspero para todos”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo diretor-geral da OMS é a necessidade de garantir uma prestação de serviços de qualidade aos pacientes que buscam cuidados. “Se eles não forem seguros ou forem de baixa qualidade, as pessoas vão parar de usá-los. Isso pode levar a uma enorme carga de doenças que, definitivamente, terão um alto custo de tratamento”. Dessa forma, Tedros afirmou que cinco pilares devem ser levados em consideração para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população:
PRIMEIRO PILAR – o comprometimento por parte das lideranças. Em todos os níveis de um sistema de saúde, é vital desenvolver líderes que coloquem a segurança do paciente e a melhoria da qualidade no ápice do atendimento clínico.
SEGUNDO PILAR – políticas claras são necessárias para que todo trabalhador de saúde conheça e compreenda as melhores práticas, com base nas melhores evidências, para manter os pacientes seguros e fornecer os cuidados corretos.
TERCEIRO PILAR – diz respeito à melhoria dos sistemas de saúde orientada por dados. Sistemas robustos devem acompanhar as práticas exitosas, bem como as que não funcionam, para, desta forma, fazer continuamente os ajustes adequados.
QUARTO PILAR – condições para o trabalho e o desenvolvimento de habilidades, treinamento e uso de ferramentas corretas para os profissionais de saúde.
QUINTO PILAR – envolvimento dos pacientes e suas famílias como verdadeiros parceiros no cuidado, empoderando-os a participar ativamente do sistema de saúde.
Fonte: OMS BRASIL
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais