fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Lançado o Código de Ética dos Estudantes de Medicina
Notícias

Lançado o Código de Ética dos Estudantes de Medicina

codigo-etica-estudantes

O Brasil conquista a primeira edição do Código de Ética dos Estudantes de Medicina (CEEM), lançada na III Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), em Brasília, nesta terça-feira, dia 14 de agosto. O documento foi estudado e redigido pela Comissão Nacional para Elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina, composta por conselheiros do CFM e integrantes da Associação Médica Brasileira (AMB), da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED-BR), da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas em Medicina (ABLAM), além da seccional do International Federation of Medical Students Association (IFMSA-Brazil).

O documento tem o foco nos acadêmicos e preenche lacuna nacional, inspirado em experiências de códigos semelhantes editados em outros países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante as atividades de ensino e prevenção ao assédio moral e às relações abusivas nas escolas. Estes são alguns dos temas abordados no CEEM, que oferece ao sistema formador da profissão médica um conjunto de princípios para balizar as relações dentro e fora das salas de aula.

O Código de Ética do Estudante de Medicina contém 45 artigos organizados em seis diferentes eixos, os quais ressaltam atitudes, práticas e princípios morais e éticos. Durante o processo de elaboração do CEEM, além das representações institucionais, médicos, estudantes, academias e outras entidades da sociedade civil também puderam contribuir, encaminhando suas sugestões por meio de uma plataforma eletrônica criada especificamente com esse objetivo. Ao todo foram recebidas 272 propostas. O documento funciona como orientação não somente aos alunos, mas também para professores e responsáveis por instituições de ensino.

A previsão é que, a partir de setembro, o novo Código de Ética do Estudante de Medicina seja encaminhado para as mais de 320 escolas em atividade em todo o País. O documento também ficará disponível para download no site do CFM.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter