A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar o falecimento do cirurgião EGÍDIO MARTORANO NETO, ocorrido no dia 30 de janeiro de 2022, em Florianópolis, aos 89 anos de idade, por complicações decorrentes da Covid-19. O médico nasceu em São Joaquim (SC), cidade onde foi prefeito por duas gestões (1966 e 1973), foi diretor do Hospital Coração de Jesus e chefe da unidade sanitária municipal. Formou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná, especializando-se em Cirurgia Geral em Porto Alegre (RS). Na vida pública e política foi deputado estadual e secretário de Bem-Estar Social do governo Jorge Bornhausen, além de ter ocupado vários cargos na Secretaria da Saúde, entre eles a diretoria da Divisão Hospitalar. Foi médico da Casan e, em 1981, por dois períodos, exerceu interinamente a vice-governança do Estado (de 14 a 23 de julho e de 28 de agosto a 21 de setembro).
Na sua dedicada atividade na medicina, Dr. Martorano deixou um grande legado aos pacientes, colegas e especialmente aos familiares que seguiram a carreira médica: o filho Egídio, renomado cirurgião plástico, e os netos Luiz (dermatologista), Vinícius e Pedro (acadêmicos). “Meu pai foi um exímio cirurgião e um visionário, montou a primeira clínica particular de Florianópolis, a Clinimed, foi político e sobretudo um pai sensacional, que tinha na honestidade o seu maior princípio e sempre nos ensinou a retidão, relata Egídio Martorano Filho.
Casado com Leda Couto, deixa quatro filhos: Simone, Fabrício, Fabiano e Egídio, além de incontáveis amigos e colegas de profissão, a quem a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem.
ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA
A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler maisMENSAGEM DO PRESIDENTE:Nasce um novo ano para defender a valorização do trabalho médico, do médico e da medicina catarinense Ao iniciar a...
Ler mais