A nossa ACM – Associação Catarinense de Medicina está completando 88 anos nesta segunda-feira (dia 28 de abril). Certamente é mais uma data marcante no calendário de médicos das mais diversas gerações de todo o estado. Porque a história da ACM se entrelaça com a trajetória e o desenvolvimento da medicina em Santa Catarina, ao mesmo tempo que ajuda a narrar os seus desafios, avanços e transformações ao longo de todos esses anos.
Fazer parte dessa jornada é um privilégio a todos os associados, que acompanham e acreditam na caminhada. Da mesma forma, é motivo de realização e sentimento de missão cumprida aos dirigentes do passado e do presente, que consolidaram os alicerces da entidade e seguem na missão de manter firme e forte nossa importante representação associativa.
Uma responsabilidade que também recebe os reflexos e as exigências dos novos cenários onde a prática médica se faz presente. Ou seja, a ACM que testemunhou a descoberta do DNA (em 1953), a criação do marcapasso (em 1956) e do primeiro aparelho tomógrafo (em 1972), entre tantas outras evoluções, é a mesma que hoje vive intensamente na era da Inteligência Artificial sem limites, com o mesmo destemor e visão à frente que sempre pautou sua estrada.
Esta é uma conquista de poucas instituições: fazer parte de uma linha do tempo de tamanha grandiosidade e relevância na vida de tantas pessoas e de toda uma sociedade.
Por isso, hoje é dia de relembrar com carinho, admiração e muito orgulho tudo que foi concretizado pela ACM. É momento de elevar ainda mais o seu nome e integrar um número cada vez maior de colegas às suas ações, pelo bem da medicina, dos médicos e da saúde de qualidade para a população.
Parabéns ACM!
Parabéns aos médicos associados.
Seguimos rumo à comemoração das 9 décadas da nossa Associação Catarinense de Medicina.
Dr. André Sobierajski dos Santos
Presidente ACM
O Mapa de Risco da Saúde das Crianças e Adolescentes de Santa Catarina é um trabalho pioneiro em todo o Brasil Encontro em defesa das...
Ler maisA ACM – Associação Catarinense de Medicina repudia veementemente as distorções contidas na Medida Provisória nº 1.286/2024 aplicadas...
Ler mais