Ernani Lange de S. Thiago
Diretor de Comunicação ACM
Há vários anos um paciente tratado e curado e que me proporcionou a dádiva de um amigo. A última vez que conversamos, há uma semana, estava ele internado, repondo perdas hematológicas. Todo monitorado com as sondas e equipos que a medicina oferece e, me recebeu com seu olhar absolutamente vivo, refletindo um interior capaz de perceber e receber um amigo e, por consequente, vivendo.
Nossa conversa foi, de minha parte, um pleito de gratidão pelo que ele me passava sincero e honesto e, uma análise inteligente, rápida, sintética, pessoal e otimista, mirando o futuro, a respeito de nosso país, a respeito da vida. “Ernani não seja bobo, isto tudo passa, vamos sair desta”.
É possível sim, ser empresário e político de alto nível, e manter o senso de humanidade presente e atuando como sentido superior às condutas e decisões. É possível sim atravessar momentos de dificuldade intensa, sentir os riscos advindos da idade e das doenças, e manter a chama da alegria superior e ponderada, do ato puro de viver. Sou, e sei que muitos outros, grato a ele pelo tesouro vivencial que sempre me passou.
Saudade é uma linda palavra da língua portuguesa e sempre traduz presença. Vale a pena sentir saudade das pessoas das quais gostamos, pois é mantê-las junto, lá no fundo da alma, onde nós realmente somos.
Vai em paz amigo, que nós médicos e muitos mais te queremos muito bem.
O Mapa de Risco da Saúde das Crianças e Adolescentes de Santa Catarina é um trabalho pioneiro em todo o Brasil Encontro em defesa das...
Ler maisPalestra sobre “Saúde Mental” foi apresentada pela empresária e psicóloga Fernanda Bornhausen, reunindo lideranças femininas de...
Ler mais