Posicionamento foi resultado do XVII Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina
O médico catarinense vai votar em defesa da saúde de qualidade e da medicina brasileira, em oposição aos grandes prejuízos às ações do governo federal que desrespeitam a categoria e a população. O posicionamento para as eleições de outubro de 2014 foi conclusivo no XVII Fórum das Entidades Médicas (FEMESC), realizado nesta sexta-feira e sábado (27 e 28 de junho), no Hotel Monthez, em Brusque. O tema central do evento foi “O Médico e a Política”, reunindo profissionais de todo o estado e médicos candidatos a deputado federal e estadual. Os resultados dos debates farão parte da Carta de Brusque, que será divulgada pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) em todo o território nacional através da Associação Médica Brasileira (AMB), conforme compromisso firmado pelo presidente da instituição, Florentino Cardoso, presente ao Fórum.
“Vamos lutar contra o caos instalado pelos governantes atuais do país, que mascaram a realidade com medidas eleitoreiras e ainda fazem do médico o bode expiatório da grave realidade da assistência à saúde. Vamos lutar pelo ‘Saúde + 10’, ação que busca o financiamento responsável para o setor, com o cumprimento, por parte da União, do orçamento mínimo de 10% ao atendimento médico-hospitalar dos brasileiros”. A afirmação é do presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Aguinel José Bastian Junior, que durante o evento assumiu a coordenação do COSEMESC e reafirmou a meta de disseminar o posicionamento político para toda a categoria e os estudantes de medicina em Santa Catarina.
Também fez parte das discussões do FEMESC a fiscalização das unidades de saúde, baseada especialmente na Resolução CFM 2056/2013, que estabelece uma lista mínima para a infraestrutura dos postos de saúde, consultórios e ambulatórios médicos, para orientar as ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina e a cobrança de soluções junto aos gestores do setor.
O FEMESC é realizado anualmente pelo COSEMESC, formado pela ACM, pelo Conselho Regional de Medicina (CREMESC), Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Sindicato dos Médicos do Sul do Estado (SIMERSUL) e Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC). Aprovado por aclamação, o Fórum do ano de 2015 será realizado na cidade de Rio do Sul.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais