Dirigentes médicos representantes de 20 sindicatos de médicos de todas as regiões do Brasil estarão reunidos em Florianópolis na sexta (22) para tratar, entre outros assuntos de interesse da categoria, do financiamento das entidades. Com a aprovação da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), o imposto sindical será extinto a partir de novembro, o que poderá comprometer a atuação das entidades sindicais.
O fórum Impactos da Reforma Trabalhista no Movimento Sindical Médico é uma promoção da Federação Médica Brasileira (FMB), entidade que agrega pelo menos 200 mil médicos brasileiros.
– A contribuição sindical era um imposto que chegava aos sindicatos de maneira compulsória e contribuía para o apoio da realização de atividades em defesa dos médicos. Precisamos discutir essa questão porque não podemos, em tempos de enfraquecimento da legislação, enfraquecer o apoio aos trabalhadores médicos -, destaca Waldir Araújo Cardoso, presidente da FMB.
A terceirização e negociação coletiva são outros pontos que envolvem o trabalho médico que também serão tratados no fórum.
– Vivemos um momento de transição para os sindicatos de modo geral e nós, como entidade que congrega sindicatos médicos em todas as regiões do país, temos a missão de nos adequarmos às novas regras e debater, conversar, discutir e aprender são imprescindíveis para conseguirmos avançar -, acrescenta Waldir.
O evento tem apoio do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) e será realizado no hotel Hotel Slaviero Baia Norte, das 9h às 19h.
Programação:
Sexta (22) – Hotel Slaviero Baia Norte
9h – Acolhimento
9h20 – Boas-vindas: Waldir Araújo Cardoso (presidente da FMB) e Vânio Cardoso Lisboa (presidente do Simesc)
9h30 às 12h – Mesa 1: Terceirização – Participante: Zilmara Alencar (advogada da Assessoria Jurídica da FMB) – Coordenação da mesa: Janice Paikow (vice-presidente da FMB) e Zulma Sueli Carpes (secretária Geral do Simesc)
12h30 – Almoço
13h45 às 16h45 – Mesa 2: Novas formas de custeio das entidades sindicais e Filiações: novos filiados e fidelização – Participantes: Zilmara Alencar (Advogada da Assessoria Jurídica da FMB), Tadeu Calheiros (presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)), Maria Rita de Assis Brasil (vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)) – Coordenação da mesa: Waldir Araújo Cardoso (presidente da FMB) e Malu Davi (secretária Geral da FMB)
16h45 – Coffee break
17 às 19h – Mesa 3: Negociação Coletiva – Participante: José Carlos Calegari (advogado da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp)) – Coordenação da mesa: José Erivalder Guimarães (Secretário de Finanças FMB) e Leopoldo Alberto Back (vice-presidente do Simesc)
19h – Encerramento
Promoção: Federação Médica Brasileira – FMB – Apoio: Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – Simesc
Fonte: Tudo sobre Floripa.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais