fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Negociação de conflitos como instrumento de defesa da cidadania ativa
Notícias

Negociação de conflitos como instrumento de defesa da cidadania ativa

Negociar conflitos buscando resultados que satisfaçam interesses do maior número possível de pessoas é também uma forma de defender o cidadão. Por isso, a Escola de Governança e Cidadania Ativa da Associação Catarinense de Medicina (ACMEC) promoveu uma aula especial sobre “Mediação – Instrumento de Qualificação da Gestão” na noite desta segunda-feira (15 de abril), tendo como ministrante o médico Aguinel José Bastian Junior, presidente da ACM e que no último mês de janeiro esteve em Cingapura (um dos quatro Tigres Asiáticos), participando de curso de Negociação e Lideranças, na mais renomada escola de business do mundo, a Insead, a convite da Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Associação Médica Mundial (WMA).
 
ACM - ACMEC - Aula de Negociação - Foto 01
 
A aula teve seu debate ampliado com a participação de outros profissionais com experiência em negociação: o assessor jurídico negocial da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), Natanael Dantas Soares; o assessor jurídico da ACM, Nilo de Oliveira; o ex-presidente da ACM e vice-presidente Sul da AMB, Murillo Ronald Capella, e o coordenador da ACMEC, Danilo Cunha. Os alunos da Escola aproveitaram para conhecer de perto uma nova proposta de mediação, chamada de “Negociação por Princípios”, que ao contrário da barganha – onde os lados usam a força – a solução aos impasses nasce da negociação de interesses, levando em conta fatores como ética e justiça, utilizando como principal ferramenta a comunicação.
 
“A negociação por princípios tem entre suas metas separar o conflito – o problema – das pessoas que negociam, mas reconhecendo que toda mediação envolve relacionamentos, riscos e recompensas. O importante é entender o que as pessoas envolvidas realmente precisam e podem alcançar”, afirmou Aguinel José Bastian Junior ao destacar ainda as características de um bom desfecho para o impasse. “O bom acordo é aquele que é claro, suficiente, operacional, flexível e verificável”.
 
ACM - ACMEC - Aula de Negociação - Foto 02
 
ACM - ACMEC - Aula de Negociação - Foto 03

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Reginaldo Pereira e Oliveira

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...

Ler mais

Boas festas!

A ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter