Negociar conflitos buscando resultados que satisfaçam interesses do maior número possível de pessoas é também uma forma de defender o cidadão. Por isso, a Escola de Governança e Cidadania Ativa da Associação Catarinense de Medicina (ACMEC) promoveu uma aula especial sobre “Mediação – Instrumento de Qualificação da Gestão” na noite desta segunda-feira (15 de abril), tendo como ministrante o médico Aguinel José Bastian Junior, presidente da ACM e que no último mês de janeiro esteve em Cingapura (um dos quatro Tigres Asiáticos), participando de curso de Negociação e Lideranças, na mais renomada escola de business do mundo, a Insead, a convite da Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Associação Médica Mundial (WMA).
A aula teve seu debate ampliado com a participação de outros profissionais com experiência em negociação: o assessor jurídico negocial da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), Natanael Dantas Soares; o assessor jurídico da ACM, Nilo de Oliveira; o ex-presidente da ACM e vice-presidente Sul da AMB, Murillo Ronald Capella, e o coordenador da ACMEC, Danilo Cunha. Os alunos da Escola aproveitaram para conhecer de perto uma nova proposta de mediação, chamada de “Negociação por Princípios”, que ao contrário da barganha – onde os lados usam a força – a solução aos impasses nasce da negociação de interesses, levando em conta fatores como ética e justiça, utilizando como principal ferramenta a comunicação.
“A negociação por princípios tem entre suas metas separar o conflito – o problema – das pessoas que negociam, mas reconhecendo que toda mediação envolve relacionamentos, riscos e recompensas. O importante é entender o que as pessoas envolvidas realmente precisam e podem alcançar”, afirmou Aguinel José Bastian Junior ao destacar ainda as características de um bom desfecho para o impasse. “O bom acordo é aquele que é claro, suficiente, operacional, flexível e verificável”.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais